PSICOSSOMATICA: ADOECER OU ENLOUQUECER


do jornal da estância

Estudos das relações mente-corpo permitem que a medicina dos 
tempos atuais tenha uma visão do fenômeno da doença
 com o termo medicina psicossomática, vindo a integrar
 ao saber medico e não uma especialidade medica, 
contribuindo com os problemas que caracterizam a natureza humana.
O termo psicossomático começou a ser utilizado no século XX, registros mostra que na Grécia antiga manifestaram-se esboços de concepções e práticas médicas mais próximas do científico, o que inicialmente era considerado como mágico. Hipócrates se preocupava com as doenças físicas e com os problemas mentais; a doença seria um desequilíbrio dos humores corporais devido a influencias do meio ambiente, das ações do paciente e de sua natureza.
A concepção de que toda doença humana por ser impossível separar anatomicamente e funcionalmente de soma e psique, por isso psicossomática.  A divisão de doenças em orgânicas e mentais é por uma questão de classificação de formas clínicas, já que todas as doenças orgânicas sofrem influencias da mente de quem as manifesta. Os processos mentais ou físicos não são isolados e sim simultâneos, o que ocorre é a sua predominância numa área ou em outra, manifestando em todos os momentos do viver.
Apesar das reações e críticas do modelo medico tradicional a este novo enfoque, a definição de psicossomática esta sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde, abrangendo as influencias biopsicossociais nos diagnósticos e tratamentos.
Citamos um caso clinico de fibromialgia onde o paciente apresenta dores nas articulações, dores musculares em pontos difusos no corpo, formigamentos inchaços nos membros superiores e inferiores, cujo tratamento farmacológico para aliviar os sintomas, é a administração de analgésicos, antiinflamatórios e antidepressivos, conforme critério do medico.
Além do tratamento medicamentoso o paciente pode se beneficiar com o trabalho da terapia morfoanalitica onde a resposta das queixas do paciente não está no território externo, na verdade em território interno. Ocupar o corpo significa apropriação de seus sentimentos e de sua história. A terapia Morfoanalítica busca conciliar o trabalho corporal com o verbal, enquanto q falar pode denotar um sistema de defesa do paciente para não se conectar o com a causa que o leva ao sofrimento físico.
Conciliar o trabalho corporal com o verbal, conduzir no corpo as sensações, sentimentos e pensamentos, para que o paciente possa reconectar consigo mesmo, refazer fronteiras, não se esvaziar em discursos evasivos, buscando sentido nas palavras, conseqüentemente apropriar-se de seus sentimentos, entendendo suas dores e vivendo a sua história, para não enlouquecer.
JULIANA ARANTES / Terapeuta Morfoanalista.
www.abtm.com.br





Postar um comentário

0 Comentários