Serra invoca seu legado para atrair voto de militante tucano na prévia do PSDB


Ex-governador investe na receita de eleições passadas e lista obras estaduais para ganhar apoio


Bruno Boghossian, do estadão.com.br
SÃO PAULO - Na reta final da prévia do PSDB em São Paulo, o ex-governador José Serra decidiu adotar como estratégia a defesa do “legado” de suas gestões na Prefeitura e no governo do Estado para tentar atrair votos de militantes. Ausente de debates propostos pelos outros pré-candidatos, que acabaram não sendo realizados sem a concordância do ex-governador, Serra aproveita os últimos dias de pré-campanha para visitar um hospital, um posto de saúde e obras de uma escola técnica, projetos que foram tocados pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), o vice que assumiu a Prefeitura diante da renúncia em 2006.

A equipe de Serra quer intensificar sua agenda esta semana para que ele possa fazer aparições nesses espaços públicos. Até a semana passada, o tucano tinha, no máximo, um evento de pré-campanha por dia. Hoje, deverá ter três compromissos.
Serra conversou recentemente com secretários que o acompanharam na Prefeitura e no governo sobre os principais projetos implantados em suas gestões. Com Eduardo Jorge (Meio Ambiente), trocou informações sobre as ciclovias da cidade. Com Januário Montone, falou sobre projetos na área da saúde.
Os tucanos têm defendido as realizações de Kassab na Prefeitura, uma vez que Serra tocou seus projetos na capital por apenas 15 meses.
Lembranças. Para reforçar a imagem de gestor público e destacar seu papel como chefe do Poder Executivo, o ex-governador também usou os últimos dias para fazer telefonemas a lideranças locais do PSDB e relembrar principalmente sua passagem pela Prefeitura. Nesses diálogos, Serra costuma citar programas que estão ligados diretamente ao dia a dia dos bairros, como obras viárias e a criação de parques. Nos discursos a militantes, o tucano tem enumerado feitos como a criação da Virada Cultural e a implantação do modelo de medicamentos genéricos, quando foi ministro da Saúde, até 2002. 
Seu currículo também é lembrado em panfletos que foram distribuídos em uma reunião na zona leste por militantes ligados ao secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas.
O legado do ex-governador foi lembrado até por vereadores tucanos na Câmara. O líder da bancado do PSDB, Floriano Pesaro, exaltou nesta terça-feira, 20, projetos de Serra na Prefeitura. “Consideramos que Serra tem solidez, tem experiência, tem capacidade técnica para comandar, e bem, a maior cidade do Brasil.”
A bancada do PT reagiu ao que chamou de “propaganda eleitoral gratuita” na Câmara. “O senhor está aqui querendo fazer proselitismo eleitoral, lamentavelmente”, disse o presidente do PT na capital, Antonio Donato.
Na tarde de quarta-feira, 21, o ex-governador deve visitar o Hospital Municipal do M’Boi Mirim (zona sul), promessa de sua campanha para a Prefeitura em 2004, mas que foi inaugurado em 2008, por Kassab. Logo depois, Serra é esperado na unidade do Jardim São Luiz da Assistência Médica Ambulatorial (AMA), projeto iniciado em sua gestão no município - ele entregou 24 unidades e Kassab ampliou o número para 116.
Governo. A estratégia de Serra também inclui utilizar obras feitas no âmbito estadual na campanha municipal. Na quinta-feira, Serra deve visitar obras da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Itaquera. Quando era governador, ele usou como bandeira a ampliação desse modelo de ensino profissionalizante.
Serra também esteve, na última sexta, na nova sede do Museu de Arte Contemporânea (MAC), anunciada após sua posse no governo do Estado, em 2007, mas que só foi aberta em janeiro deste ano. Na terça-feira, cancelou a visita a uma Fábrica de Cultura, outro projeto retomado quando assumiu o Palácio dos Bandeirantes./ COLABOROU FELIPE FRAZÃO

Postar um comentário

0 Comentários