Sindicato colhe mais assinaturas para Hospital Municipal



Há postos de assinaturas no Cartório Eleitoral, Poupatempo e sede do Sindicato
O grupo que está à frente das reivindicações para a construção do Hospital Municipal de Sorocaba vai colher assinaturas de eleitores sorocabanos hoje, à partir das 9h, na Feira da Barganha. Durante uma ação realizada ontem no Jardim São Conrado e nos bairros vizinhos, voluntários do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, que encabeça essa campanha, colheram mais de 1.200 assinaturas. Até o momento, mais de 5 mil eleitores sorocabanos já assinaram esse pedido popular para a construção de um hospital na cidade. Postos de assinaturas são mantidos no Cartório Eleitoral, no Poupatempo, na sede do Sindicato.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato, a construção do hospital em Sorocaba já foi apontada na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) em junho do ano passado, porém a proposta foi descartada após a informação da construção de um novo Conjunto Hospitalar na cidade. Com as assinaturas, que caracterizam um pedido popular, é possível transformar essa LDO em projeto. Para isso, é preciso que 25 mil eleitores assinem o pedido desse projeto popular, o que corresponde a 5% do colégio eleitoral de Sorocaba, que tem 412 mil pessoas aptas a votar.
Adilson Faustino, que é da diretoria executiva do Sindicato dos Metalúrgicos, esclarece que "a campanha pretende encaminhar um projeto de lei de iniciativa popular à Câmara de Vereadores". Se aprovada, a emenda incluiria a construção do hospital no orçamento de 2013. Não há ainda previsão de custos para esse empreendimento, mas uma comissão de vereadores e apoiadores da iniciativa deve visitar outras cidades que tenham experiências positivas da construção de hospital com acordos entre governos Municipal, Estadual e Federal. Uma dessas cidades que deve ser visitada é Uberlândia (MG). O movimento que pede a construção do hospital tem apoio de várias organizações e entidades. Uma delas é do Grupo Fé e Política, da Arquidiocese de Sorocaba.

Enquanto um carro de som passava pelas ruas do São Conrado explicando sobre a campanha, cerca de 30 voluntários passavam pela casa dos moradores colhendo assinaturas. A senhora aposentada, de 60 anos, dona Anita Souza Pereira, foi uma das primeiras a apoiar essa iniciativa assinando o pedido popular. "Ainda não sabia dessa iniciativa, mas assim que soube eu assinei porque Sorocaba precisa de mais um hospital. A tendência é que a cidade cresça e muitas pessoas dependem e precisam da saúde pública".

Postar um comentário

0 Comentários