SUS de Barueri se destaca em ranking de qualidade


Folha de S.Paulo

Barueri, na Grande São Paulo, foi a cidade de maior porte que ficou em primeiro lugar no ranking de qualidade e acesso a serviços da rede pública de saúde. O município, com cerca de 240 mil habitantes, ficou com nota 8,22 numa escala de 0 a 10. A média do país foi 5,47.
O mais alto índice do país, levando em consideração municípios de todos os portes, é o de Arco-Íris (8,38), cidade paulista com 1.900 habitantes. O pior está em Pilão Arcado (BA), com nota 2,5.
Os índices fazem parte do primeiro IDSUS (Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde), lançado ontem pelo governo.
Os serviços medidos vão desde consultas com cardiologistas e oftalmologistas a tratamentos complexos.
O objetivo do índice, que será divulgado a cada três anos, é permitir criação de metas individuais. Se cumpridas, podem render recursos extras às cidades.
Mais profissionais
O secretário da Saúde de Barueri, Maurício Tundisi, atribuiu o bom desempenho da cidade ao fato de ela ter dobrado o número de profissionais de saúde, especialmente médicos, nos últimos cinco anos. Outra estratégia foi investir na abertura de mais serviços de atendimento de urgência e emergência de baixa complexidade.
Mas nem sempre foi assim. O hospital municipal, por exemplo, com 304 leitos, só foi inaugurado há três anos.
O valor previsto para a área de saúde neste ano é de R$ 360 milhões, o que corresponde a 20% do orçamento municipal (o mesmo que a capital paulista).

Postar um comentário

0 Comentários