Atraso é principal queixa dos passageiros de ônibus


Paula Felix

do Agora
A demora para o ônibus passar no ponto ou chegar ao terminal ficou em primeiro lugar entre as dez principais reclamações dos usuários do transporte público na capital. A espera pelo coletivo fez com que quase 46 mil pessoas se queixassem para a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público) no ano passado. Em 2010, o problema também ficou em primeiro lugar no ranking.
Na capital, 6 milhões de pessoas utilizam ônibus por dia. Segundo o balanço da SPTrans, o número total de queixas saltou de 119.755, em 2010, para 143.901, em 2011. A empresa atribui o aumento à maior divulgação dos meios utilizados pelos usuários para fazer reclamações (leia mais abaixo).
O auxiliar técnico Wesley Gomes Alves, 22 anos, trabalha no bairro da Casa Verde (zona norte de SP) e reclama da espera pelo ônibus. "No terminal da Casa Verde, espero uns 40 ou 50 minutos.
Resposta
A SPTrans informou que está investindo em fiscalização para diminuir a demora.
Segundo a empresa, o "Olho Vivo na Linha", sistema que mostra o horário dos coletivos, fará com que os motoristas cumpram os horários.
Sobre o aumento no número de reclamações, o assessor de relacionamento com o usuário da SPTrans, Pedro Santos, disse que ele tem relação com a ampliação dos canais de comunicação.
"Não é que o sistema piorou. Houve maior manifestação dos usuários e isso é importante para que o serviço melhore cada vez mais", afirma.
Ele disse que as ações da empresa são direcionadas pelas reclamações dos passageiros.

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