Mostra de teatro em São Paulo tem produção feminina na América Latina como eixo principal


Repórter da Agência Brasil
São Paulo – Cerca de 100 artistas de dez companhias da América do Sul, América Central e Espanha participam esta semana da 7ª Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, que termina neste domingo. Nesta edição, o evento, promovido pela Cooperativa Paulista de Teatro e o Instituto Internacional de Teatro da Unesco no Brasil, adotou a temática feminina como seu eixo principal.
Ao contrário das edições anteriores, quando assuntos polarizados eram abordados – como o regional e o universal, o passado e o contemporâneo –, nesta mostra os idealizadores decidiram por um único tema – a mulher - dada a quantidade de produções na América Latina sobre ele.
“Nesta edição a gente resolveu fazer um recorte um pouco mais específico, tendo a mulher, como tema central. Há algum tempo nós vínhamos percebendo o crescimento dessa temática. Agora temos material suficiente para ousar”, destacou um dos organizadores do evento, Ney Piacentini, da Cooperativa Paulista de Teatro.
México e Cuba representam a América Central. Brasil, Chile, Argentina e Uruguai, a América do Sul. O Brasil estará presente com grupos de Rondônia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Como convidadas especiais estão presentes as companhias espanholas Inversa Teatro, da Galícia, e Cia Hnos Oligor, de Navarra. A escolha foi feita para tentar criar pontes entre países próximos culturalmente, mas que pouco trocam experiências entre si.
“Quando a gente se vê adulto, já estamos praticamente viciados no entretenimento imediatista da indústria cultural hegemônica. Nós estamos tentando inverter isso, percebendo que eu não olho para o meu vizinho. Admiro o que está longe, e o que está perto eu sequer busco dar a mão para ver se a mão é rugosa ou agradável”, disse Piacentini.
Hoje estão programadas apresentações do grupo argentino Las Chicas del Blanco, com a peça La Edad de la Ciruela, e a espanhola Cia. Inversa de Teatro com Kamouraska. Amanhã, a atração são as brasileiras do grupo Clariô de Teatro, de Taboão da Serra (SP), com Clarianas. As apresentações ocorrem na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

Postar um comentário

0 Comentários