Número de mulheres presas cresce quase 30%



CAMILLA HADDAD
A participação de mulheres no crime tem aumentado em São Paulo. Dados da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) revelam que o ano de 2011 registrou um aumento de 29% na entrada de detentas no sistema prisional em relação a 2010. Foram 7.609, ante 5.894. Nas últimas três semanas, cinco gangues formadas por mulheres foram identificadas pela polícia, dois grupos já foram detidos.
Ainda de acordo com os dados da SAP, a população feminina no sistema carcerário – calculo que leva em conta o número de mulheres que entraram na prisão menos as que saíram – cresceu 15,2% no ano passado em relação a 2010 (de 8.378 detentas para 9.657). Proporcionalmente, o crescimento entre os homens foi menor (5,8%), de 155.210 para 164.33.
Segundo o balanço da SAP, as principais condenações das mulheres são por tráfico de drogas (2.142 casos), roubo (433), associação ao tráfico (258), furto (191) e homicídio (48). A explicação para o aumento das condenações pode estar ligada à participação cada vez mais efetiva da ala feminina na sociedade.
“A mulher vem cometendo mais crimes porque está mais protagonista em todas as áreas. Se você observar uma pessoa que é só dona de casa, a oportunidade de estar inserida num contexto de criminalidade é quase que nenhuma”, diz Ana Paula Zomer, presidente da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB e procuradora-geral do Estado.
Há situações, principalmente envolvendo drogas, em que a mulher aparece em um cenário ligado ao marido ou namorado. “Normalmente é na figura dela, levando droga para dentro do presídio para o companheiro”, explica Ana Paula. Quando isso ocorre, o desfecho é duplamente negativo para a presa. A procuradora lembra que são raros os casos de companheiros que mantêm o relacionamento quando a mulher está no cárcere.
Em 23 de março, a ação de uma gangue feminina chamou a atenção da polícia. Três mulheres entraram em uma loja no Tatuapé, zona leste, e furtam 18 perfumes sem serem flagradas. Fugiram com os produtos dentro das calças. Imagens do circuito interno da loja foram entregues pelo dono do estabelecimento à polícia. As suspeitas ficaram conhecidas como a “gangue das cheirosas”. “Elas tinham entre 40 e 65 anos. Meu prejuízo foi de R$ 5 mil”, conta o proprietário.
Outra gangue feminina, que enganava clientes em caixas eletrônicos de banco no Itaim-Bibi, zona sul, foi identificada e detida no último dia 1º.
No dia 30 de março, um casal foi carbonizado em casa, em Barueri, Grande São Paulo. Entre os suspeitos detidos, uma mulher: Silvânia de Araújo Souza

Postar um comentário

0 Comentários