Prefeitura dá calote e falta de material adia cirurgia


O técnico em eletrônica Francisco Balbino, 60 anos

Léo Arcoverde

do Agora
A Prefeitura de São Paulo não fez o pagamento a um fornecedor de materiais cirúrgicos e, por esse motivo, o técnico em eletrônica Francisco Balbino, 60 anos, está há 42 dias internado no Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro Saboya, no Jabaquara (zona sul), à espera de uma operação para tratar uma lesão no pescoço.
A Secretaria Municipal da Saúde informou que a "reação dos fornecedores ao cancelamento de pagamentos" "retardou o processo de novas aquisições", mas não informou qual era o fornecedor nem o tipo de material.
Balbino caiu da escada do sobrado onde vive com a mulher e enteada na Vila Joaniza (zona sul), às 7h40 do dia 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas.
No mesmo dia, foi internado no hospital. Deve ser operado hoje, às 8h, em plena Semana Santa.
A cirurgia só foi marcada após o Agora pedir informações sobre o caso.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde disse, por meio de nota, que o fornecimento de material especializado para cirurgia ao Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro Saboya "deve ser normalizado nos próximos dias".
Segundo a pasta, a operação no técnico em eletrônica Francisco Balbino não foi realizada de imediato por causa da agenda.
Depois, a pasta afirma que foi "surpreendida pela reação dos fornecedores ao cancelamento de pagamentos".
A reportagem perguntou às Secretarias da Saúde e da Comunicação Social qual órgão deixou de efetuar o pagamento ao fornecedor, mas não obteve resposta.
Segundo a pasta da Saúde, o não pagamento causou um atraso no novo processo licitatório para a renovação dos contratos com fornecedores.
A secretaria disse ainda que pede desculpas ao paciente e aos familiares pela demora na realização de sua cirurgia. Questionada, a pasta não quis comentar as declarações do promotor Arthur Pinto Júnior sobre o Hospital do Jabaquara.

Postar um comentário

0 Comentários