Presidente do Metrô de São Paulo deixa o cargo




O presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, deixou o cargo nesta quarta-feira. José Kalil Neto, então diretor financeiro da companhia, assumiu o cargo.
Divulgação
Sérgio Avelleda, que deixou a presidência do Metrô de São Paulo
Sérgio Avelleda, que deixou a presidência do Metrô de SP
O advogado Avelleda ingressou no Metrô em 2002, como gerente jurídico, e em 2007 foi nomeado diretor de assuntos corporativos. Em 2008, assumiu a presidência da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), retornando ao Metrô no começo de 2011, no início da gestão Geraldo Alckmin (PSDB).
A saída de Avelleda ocorre pouco mais de quatro meses após ele ter sido afastado do cargo pela Justiça.
No dia 18 de novembro, a 9ª Vara da Fazenda Pública decidiu tirá-lo do cargo e suspender as obras da linha 5-lilás do metrô, por suspeita de fraude na concorrência.
As suspeitas foram reveladas por reportagem da Folha em 2010, que mostrou que os vencedores da licitação já eram conhecidos seis meses antes da disputa.
Quatro dias depois, o Tribunal de Justiça suspendeu a interrupção das obras. Uma semana mais tarde, outra decisão do TJ reconduziu Avelleda ao cargo.
Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, a decisão de sair foi do próprio Avelleda. Ele vai assumir a EDLP (Estação da Luz Participações), empresa voltada para a concepção e implantação de projetos de transportes e logística.
O novo presidente, Kalil Neto, está no Metrô desde 1977. Ele já havia ocupado a diretoria de finanças de 2003 a 2006, e também já trabalhou na Secretaria dos Transportes, no DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e na Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).

Postar um comentário

0 Comentários