Uso de uniforme gera polêmica em escola de Sorocaba, SP


Pais afirmam que filhos são barrados por usarem outras blusas.

Direção da escola nega.

Adriane SouzaDo G1 Sorocaba e Jundiaí
1 comentário
Alunos estariam utilizando blusa própria, sem o logo da escola (Foto: Arquivo pessoal)Alunos estariam usando blusa própria, sem o
símbolo da escola (Foto: Arquivo pessoal)
Estudantes da escola estadual Professor Rafael Orsi Filho, de Sorocaba (SP), dizem que estão sendo impedidos de frequentar as aulas por não usarem a blusa que compõe o uniforme escolar da unidade de ensino, que fica no bairro Júlio de Mesquita Filho.
Os pais dos alunos procuraram a reportagem do G1 para relatar o caso. Segundo eles, grande parte dos alunos foi dispensada da aula na semana passada por vestirem blusas que não fazem parte do uniforme.
Uma outra parte teria assinado advertências por ter colocado a camiseta do uniforme por cima de uma blusa de manga longa. “Nossos filhos não podem ser punidos por uma coisa absurda dessas”, afirma Patrícia da Rocha, mãe de uma estudante.
Patrícia diz que, para permanecer dentro da sala de aula, sua filha tirou a blusa de moletom que usava. “Minha menina ficou passando frio para conseguir assistir à aula, pois funcionários da escola foram em todas as salas para tirar os alunos que estivessem usando outras blusas que não a do uniforme", diz.
História semelhante é contada por Railda Lopes Robeiro. “Minha filha é uma aluna exemplar e foi barrada no portão da escola por não estar usando a blusa do uniforme, pois ainda não tive condições de comprar. Estava frio e ela colocou uma das blusas que tínhamos em casa”, explica , que diz não entender como uma peça de roupa pode ser mais importante do que o aprendizado da filha.
Segundo ela, muitos pais não têm condições financeiras para comprar o uniforme completo para todos os filhos. “Parei de trabalhar para cuidar do meu bebê, que tem um problema cardíaco e meu marido está trabalhando informalmente, por isso não temos condições de comprar uma blusa de R$ 58 para nossos filhos. Assim como eu, muitos pais têm quatro ou cinco filhos”, conta Railda.
A lei estadual 3.913 de 14 de novembro de 1983 proíbe que os estabelecimentos de ensino do Estado obriguem os alunos a usarem uniforme.
A escola
Segundo membros da diretoria da escola estadual Professor Rafael Orsi Filho, em nenhum momento os alunos foram proibidos de frequentar a escola. “Jamais proibimos a entrada de alunos por não estarem usando a blusa ou exigimos que eles assinassem qualquer advertência”, afirma uma das responsáveis pela escola, que optou por não se identificar.
Entretanto, ela diz que a escola exige que a blusa usada pelos alunos seja azul. “Os estudantes mais carentes recebem o uniforme completo gratuitamente através da Associação de Pais e Mestres”, destaca. Segundo a representante da escola, muitos alunos não usam a blusa por causa das piadas que fazem sobre ela. “Eles dizem que não querem ficar parecendo contêineres, por isso acabam frequentando a aula com blusas coloridas e se recusam a usar uma blusa azul”, diz a representante, que vê o uniforme como uma forma de manter o padrão de vestimenta dos estudantes.
A Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba também informa que nenhum aluno foi impedido de assistir às aulas por não usar o uniforme e que nenhuma reclamação foi registrada. “Uma equipe de supervisão está à disposição para atender aos pais e a comunidade em geral e pronta para tomar as medidas que se fizerem necessárias”, afirma a diretoria, através de sua assessoria.
Conforme a lei 3.913, a diretoria de ensino afirma que o uso de uniforme por alunos das escolas da rede estadual não é obrigatório e que o estudante não pode ser impedido de participar das atividades escolares ou ser exposto a qualquer situação constrangedora pela ausência de roupa padronizada.
“A adoção do uniforme é opcional, por parte das equipes gestoras de cada unidade de ensino, desde que haja aprovação do Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres, mas a decisão pode ser revista e alterada a qualquer momento, conforme consenso de pais, alunos e equipe gestora”, esclarece a assessoria.
Reclamações sobre instituições de ensino podem ser feitas na Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba, na rua Cesário Motta, 286, no centro. O contato pode ser feito através do telefone (15) 3212-6110 ou no site da instituição.
 

Postar um comentário

0 Comentários