Abuso sexual é segunda violência contra criança


Folha de S.Paulo

O abuso sexual é a segunda violência mais cometida contra crianças de zero a nove anos, só perdendo para negligência e abandono, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados ontem.
Em 2011, as notificações por violência sexual responderam por 35% do total nessa faixa etária no país, enquanto as reclamações de negligência e abandono ficaram um pouco acima, em 36%. Em terceiro lugar vieram as informações por agressão física, com 12,4%.
A pasta divulgou as informações após entrevista dada pela apresentadora Xuxa Meneguel, 49 anos, ao programa "Fantástico", no último domingo.
Xuxa revelou ter sofrido abuso em pelo menos três ocasiões na infância e na adolescência por pessoas próximas à família.
Os dados do ministério são do Viva (Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes), que reúne informações de todas as unidades de saúde no Brasil.
Desde 2011, a notificação passou a ser obrigatória e qualquer caso de violência, suspeito ou confirmado, deve ser informado pelos profissionais de saúde.
Na faixa que vai de 10 a 14 anos, a violência sexual também ficou em segundo lugar nas notificações do ano passado, com 10,5%.
Em 2011, foram 39.281 notificações de violência contra crianças e adolescentes entre 0 e 19 anos em todo o país. Desse total, cerca de 26,5%, ou 10.425, reportaram violência sexual.
Os dados ainda são preliminares e o Ministério da Saúde não soube informar números específicos referentes ao abuso sexual.

Postar um comentário

0 Comentários