Cachoeira deve ficar calado em depoimento na CPI

Cachoeira deve ficar calado em depoimento

Estadão.com.br

O depoimento mais aguardado da chamada CPI do Cachoeira pode não trazer grandes revelações. O contraventor Carlos Cachoeira comparecerá à sessão marcada para às 14hs desta terça-feira, 22, mas, conforme adiantou o seu advogado Márcio Thomaz Bastos, ele deverá recorrer ao direito de ficar calado para não produzir provas contra si mesmo. Isso só é possível porque Cachoeira comparecerá à CPI, que investiga as relações do contraventor com agentes públuicos e privados, na condição de investigado.
O contraventor não estará algemado durante a sessão, que somente dos senadores tem previstas 150 perguntas. Os senadores querem saber, por exemplo, quem são as pessoas das empresas cooptadas para os negócios de Cachoeira. Preso desde 18 de abril, Cachoeira fará o trajeto e 20 km até o Congresso Nacional escoltado por uma viatura da Polícia Federal. Quando chegar ao Senado, a escolta fica por conta da Polícia Legislativa do Senado.
O Supremo Tribunal Federal (STF) negou nesta segunda-feira, 22, o pedido de adiamento do depoimento do contraventor, feito pela defesa de Cachoeira. O ministro Celso de Mello criticou a estratégia adotada pelos advogados de Cachoeira para tentar adiar o seu depoimento na CPM. Em pedido encaminhado ao ministro na última quinta-feira (17), a defesa do bicheiro pedia mais tempo para analisar as provas e documentos da CPMI liberados dois dias antes. Os advogados pediam pelo menos mais três semanas, argumentando que havia muito material e que o acesso aos documentos era restrito à sala cofre da CPMI.
Na sua decisão, Mello desqualificou o argumento lembrando que a defesa não mostrou interesse em acessar as provas. “Se propiciou, aos ora impetrantes, mesmo nesse fim de semana (sábado e domingo), amplo acesso a todos os elementos e documentos probatórios existentes (…), não havendo notícia, contudo, de que tenham eles se utilizado de tal faculdade”./Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários