Falta de veículos faz CET desrespeitar lei de trânsito

Agente de trânsito coloca cones na ponte do Piqueri

Tatiana Santiago e Fabiana Cambricoli

do Agora
Responsável por fiscalizar as normas de trânsito na capital, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) está cometendo infração ao transportar agentes de trânsito na caçamba de suas picapes durante a implantação de faixas reversíveis.
Levar passageiro em compartimento de carga é infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 191,54 e sete pontos na carteira.
O trabalho de colocar cones para a implantação dessas faixas costuma ser feito com vans.
O número de veículos desse tipo existentes na companhia já é insuficiente, segundo funcionários.
Para piorar, parte deles está parada na oficina da CET, esperando manutenção.
Com isso, picapes têm de ser usadas por agentes de trânsito para a colocação dos cones.
Resposta
A CET não comentou a infração cometida na montagem das faixas reversíveis. Informou apenas que, em 2007, adquiriu três furgões para essa operação, mas não disse por que usa picapes para o serviço.
Sobre os veículos parados na oficina, a companhia informou que são 112 carros em manutenção, além dos veículos reserva.
Segundo a CET, isso significa que 92% da frota de 1.084 veículos está disponível para uso. A frota de 880 carros obtida pela reportagem refere-se aos carros usados em operações --não incluem veículos usados pela diretoria, por exemplo. A CET não informou esse número.
A CET afirmou ainda que mantém 120 funcionários na área de manutenção e reparo --apesar de o site da prefeitura informar que são 52 os agentes de manutenção.
A companhia disse ainda que recebeu 1.026 novos veículos entre 2005 e 2012 e que reduziu o tempo de remoção de carros nas vias de 10,6 minutos, em 2010, para 9,3 minutos, em 2011, em média.

Postar um comentário

0 Comentários