Faltam até AAS e colírio para pacientes na farmácia do HC


Tatiana Santiago

do Agora
O Hospital das Clínicas, considerado o maior complexo hospitalar da América Latina, localizado em Cerqueira César (região central de SP), está com falta de medicamentos em sua farmácia. Alguns não são encontrados há sete meses.
Agora acompanhou pacientes, viu receitas e constatou que pelo menos 13 medicamentos estavam em falta ontem na unidade.
Os pacientes não encontravam de remédios simples --como AAS (ácido acetilsalicílico) e colírio-- a medicamentos de alto custo, usados contra a cirrose, por exemplo.
Os pacientes reclamam que não têm grana para comprar os remédios e são obrigados a interromper o tratamento, agravando os seus quadros de saúde.
Resposta
A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas afirmou, em nota, que não há 13 remédios em falta.
A reportagem acompanhou pacientes e constatou, nas receitas, as anotações de funcionários confirmando que os medicamentos não puderam ser retirados.
Mesmo assim, o HC informa que sete remédios estão com o estoque normal: AAS, ácido ursodesoxicolico, hidroxizina, fotoprotetor, omeprazol, asparte e metiformina.
De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, "atrasos por parte de fornecedores ou aumentos repentinos da procura podem provocar desabastecimentos temporários em razão do elevado número de itens e da grande quantidade de pacientes atendidos gratuitamente.
Dois dos medicamentos em falta, vitamina D e atropina, terão estoque normalizado ainda nesta semana, segundo o hospital.
Os outros quatro estarão à disposição dos pacientes nas próximas semanas, diz o HC.
O hospital afirma que esses seis remédios que estão faltando representam menos de 1% dos 615 tipos de medicamentos da farmácia.

Postar um comentário

0 Comentários