Mulher é presa sob suspeita de tráfico internacional de crianças


Polícia flagrou adolescente entregando a filha para a acusada na zona sul da capital


Ricardo Valota, do estadão.com.br
SÃO PAULO - Agentes da Delegacia de Investigações sobre Facções Criminosas e Lavagem de Dinheiro do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam, na tarde desta segunda-feira, 7, Maria José Rodrigues, de 53 anos, apontada pela polícia como integrante de um esquema de tráfico internacional de crianças.
Adolescente segura a filha durante depoimento no Deic; destino da criança seria a Itália. - Divulgação
Divulgação
Adolescente segura a filha durante depoimento no Deic; destino da criança seria a Itália.
O flagrante ocorreu na Rua Francisco Octávio Pacca, na região do Grajaú, zona sul da capital paulista, no momento em que a criminosa recebia uma recém-nascida das mãos da mãe, uma adolescente de 17 anos, que afirmou não saber das verdadeiras intenções de Maria, pois acreditava que a mulher, como havia prometido, iria assumir clandestinamente a guarda da criança para dar-lhe uma vida melhor.
Os policiais chegaram até Maria José após receberem informações da Polícia Civil de Montes Claros (MG), que já investigava a atuação da mulher desde março e descobriu que ela, ao não conseguir criança alguma em Minas, tentaria investir no estado de São Paulo.
"A criança seria enviada para a Itália. A mulher presa é brasileira, mas tem documentos italianos. As denuncias apontavam que uma mulher convencia gestantes em comunidades pobres a entregar o filho com a promessa de dar uma vida melhor para a criança.", disse o delegado paulista Márcio Martins Mathias.
Os investigadores acompanharam encontros entre Maria e a adolescente, inclusive durante as visitas da mãe à criança no hospital, pois a menina ficou internada durante 15 dias em razão de problemas no pós-parto. A adolescente admitiu à policia que pretendia mesmo dar a filha à mulher.
A jovem revelou o nome de outras pessoas responsáveis por aproximá-la de Maria José, que disse aos policiais ter uma residência na Itália e outra no Jardim Imperador, na zona leste da capital paulista. O dinheiro para se manter em São Paulo era enviado pelo marido, italiano.
A mulher foi autuada em flagrante por subtração de criança. Já a adolescente foi encaminhada à Fundação Casa, antiga Febem; a recém-nascida ficará aos cuidados do Conselho Tutelar. Os demais supostos integrantes do esquema do qual Maria faz parte ainda não foram localizados.

Postar um comentário

0 Comentários