A Musicoterapia que promove o Bem estar!


 do Jornal da Estância

Musicoterapia é uma área para médica onde são utilizados som e música e seus componentes, como um instrumento terapêutico para a recuperação, manutenção e melhora da saúde psicológica, mental e fisiológica, reabilitação e manutenção das habilidades físicas, comportamentais, sociais e do desenvolvimento.
Segundo a Musicoterapeuta Eliza Vaz Matos, a Musicoterapia pode ser focada em várias áreas em que se faz eficiente: “A Profilaxia, gestantes, crianças, adolescentes e Terceira idade os Distúrbios de Conduta na infância e adolescência; o Estresse e Recursos Humanos, empresas; Área social, os Idosos, geriatria e gerontologia, Área da saúde mental, o Autismo, psicoses, esquizofrenia, neuroses, fobias, Síndrome do pânico, Depressão e deficiências mentais, físicas, sensoriais e múltiplas, dependências químicas, distúrbios neurológicos, pacientes em coma, retardo neuropsicomotor. Síndromes com comprometimento do desenvolvimento, área institucional e educacional, adultos “normais” que buscam um auto conhecimento, auto controle, entre outros.
A Profissional também realiza trabalho com a Psicomotricidade, aonde visa o cognitivo, motor e área afetiva,  buscando o equilíbrio total.
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de um ser humano. Por meio das atividades, as crianças e adultos, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. E melhora os equilíbrios nos esportes rendendo mais e buscando qualidade de vida.
 “Ouvir uma melodia pode ser um remédio tão eficaz quanto às fórmulas vendidas nas farmácias. A música promove o bem-estar e ainda auxilia no tratamento de muitas doenças da asma ao câncer, passando por lesões cerebrais. Tudo cientificamente comprovado. A música atinge o sistema límbico, região do nosso cérebro responsável pelas emoções, pela motivação e pela afetividade. Esse é ponto chave da Musicoterapia: um método que usa o passado sonoro para tratar males de todos os tipos”.

 Musicoterapeuta Eliza Vaz Matos.




Postar um comentário

0 Comentários