Para governo, motorista é quem 'fabrica morto'




DER contesta reportagem do BOM DIA; para estatal, maioria de acidentes ocorre por culpa de quem dirige

RODRIGO RAINHO/AGÊNCIA BOM DIA
















Nesta segunda-feira (7), dia da publicação, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) enviou uma nota que contesta a matéria “Parece estrada, mas é uma fábrica de mortos”, afirmando que grande parte dos acidentes é 
provocado pela imprudência dos motoristas e não pela condição da estrada.

A empresa justifica a prorrogação do prazo da obra, com o argumento de que foram necessários ajustes no projeto de duplicação entre os quilômetros 102 e 119,5 – serviços para implantação de marginais, dispositivos de acesso, retorno e de viaduto – e ressalta que a maioria dos acidentes é provocada pelos motoristas.

Realidade
O BOM DIA visitou a SP-264 para verificar o que ocorre na prática. Com o carro do jornal, fotógrafo e repórter percorreram o trecho de 17 quilômetros e 500 metros que serão duplicados e modernizados só em 2013. 

Diversos problemas que poderiam ser resolvidos pelo DER em menos de seis meses e pela Polícia Rodoviária em questão de segundos, foram detectados durante o trajeto.

Os motoristas entrevistados ontem entram em contradição: para alguns, a rodovia é a verdadeira responsável pela “fábrica de mortes”. Para outros, é a imprudência, como defende o DER e o governo do Estado. Há usuários que dizem que ambos, infratores e condições ruins da rodovia, provocam tragédias.
    
Diagnóstico de quem usa a via:
1- Os retornos foram mal projetados e constituem um perigo eminente aos usuários. “O problema é a rodovia. Tem dia que fico nesses contornos durante 10, 15 minutos, sem conseguir atravessar”, diz o motorista Alexandre Maia, 24 anos, que usa a SP-264 quase todos os dias para trabalhar.

2- Para evitar a espera em retornos, os usuários atravessam a via e correm o risco de colidir frontalmente. “A rodovia é boa, tem um asfalto razoável, mas o problema é nos acessos para os bairros”, diz o frentista Ivan França. “Vejo acidentes três vezes por semana, aqui.”

3- Os carros desenvolvem velocidade acima de 100 km/h, como se estivessem em rodovias mais seguras.

4- O fluxo de veículos é intenso. O volume diário é de quase 9 mil carros, 20% a mais que em 2006.

5- Falta fiscalização. O professor Tiago Volpi Braz, 28 anos, opina: “A duplicação daria mais fluxo à frota e evitaria as colisões frontais”.

Fim de semana registrou duas mortes
Joaquim Rodrigues, 57 anos, e Nilson Araújo Barbosa, 39,  morreram com suas motos na SP-264, no sábado, às 20h20, após colisão na altura do bairro Itinga, sentido Sorocaba-Salto de Pirapora . O número de acidentes cresceu 66% - 22 perderam a vida - entre 2009 e 2011. 

554 ocorrências foram registradas na estrada no ano passado.

Opinião
DER (Departamento de Estrada de Rodagem)

Maioria dos acidentes é causada por imprudentes’
 Em resposta à matéria “Parece estrada, mas é uma fábrica de mortos” publicada ontem, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) informa que está em elaboração projeto executivo de obras para duplicação da SP-264 (Rodovia João Leme dos Santos).

A conclusão do projeto executivo está prevista para o último trimestre de 2012, devido à inclusão de alguns serviços como implantação de passarelas e ciclovias.

Cabe frisar que o projeto executivo é base necessária para boa execução das obras, assim, as intervenções somente poderão ser iniciadas após sua conclusão. 

O trecho que passará por melhorias vai de Sorocaba até Salto de Pirapora, a duplicação será realizada do km 102 ao km 119,5. Além disso, serviços para implantação de marginais, dispositivos de acesso, retorno e de viaduto, para eliminação de pontos críticos de acidentes, serão executados.   
 
A SP-264 possui 41,35 quilômetros de extensão, atendendo a cinco municípios, e o VDM (volume médio diário) de veículos na via é de 8.968.
 
O DER ressalta a importância da prudência dos motoristas ao volante. Grande parte dos acidentes registrados pelo DER nas estradas estaduais têm como causa atos imprudentes, como excesso de velocidade, ultrapassagens em locais proibidos e a não obediência à legislação de trânsito. Por este motivo, é importante que motoristas e usuários colaborem com atitudes que garantam melhores condições de segurança no trânsito das rodovias.

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