DER contesta reportagem do BOM DIA; para estatal, maioria de acidentes ocorre por culpa de quem dirige
RODRIGO
RAINHO/AGÊNCIA BOM DIA
Nesta
segunda-feira (7), dia da publicação, o DER (Departamento de
Estradas de Rodagem) enviou uma nota que contesta a matéria “Parece
estrada, mas é uma fábrica de mortos”, afirmando que grande parte
dos acidentes é
provocado pela imprudência dos motoristas e não
pela condição da estrada.
A
empresa justifica a prorrogação do prazo da obra, com o argumento
de que foram necessários ajustes no projeto de duplicação entre os
quilômetros 102 e 119,5 – serviços para implantação de
marginais, dispositivos de acesso, retorno e de viaduto – e
ressalta que a maioria dos acidentes é provocada pelos motoristas.
Realidade
O BOM DIA visitou a SP-264 para verificar o que ocorre na prática. Com o carro do jornal, fotógrafo e repórter percorreram o trecho de 17 quilômetros e 500 metros que serão duplicados e modernizados só em 2013.
O BOM DIA visitou a SP-264 para verificar o que ocorre na prática. Com o carro do jornal, fotógrafo e repórter percorreram o trecho de 17 quilômetros e 500 metros que serão duplicados e modernizados só em 2013.
Diversos
problemas que poderiam ser resolvidos pelo DER em menos de seis meses
e pela Polícia Rodoviária em questão de segundos, foram detectados
durante o trajeto.
Os
motoristas entrevistados ontem entram em contradição: para alguns,
a rodovia é a verdadeira responsável pela “fábrica de mortes”.
Para outros, é a imprudência, como defende o DER e o governo do
Estado. Há usuários que dizem que ambos, infratores e condições
ruins da rodovia, provocam tragédias.
Diagnóstico
de quem usa a via:
1-
Os retornos foram mal projetados e constituem um perigo eminente aos
usuários. “O problema é a rodovia. Tem dia que fico nesses
contornos durante 10, 15 minutos, sem conseguir atravessar”, diz o
motorista Alexandre Maia, 24 anos, que usa a SP-264 quase todos os
dias para trabalhar.
2-
Para evitar a espera em retornos, os usuários atravessam a via e
correm o risco de colidir frontalmente. “A rodovia é boa, tem um
asfalto razoável, mas o problema é nos acessos para os bairros”,
diz o frentista Ivan França. “Vejo acidentes três vezes por
semana, aqui.”
3-
Os carros desenvolvem velocidade acima de 100 km/h, como se
estivessem em rodovias mais seguras.
4-
O fluxo de veículos é intenso. O volume diário é de quase 9 mil
carros, 20% a mais que em 2006.
5-
Falta fiscalização. O professor Tiago Volpi Braz, 28 anos, opina:
“A duplicação daria mais fluxo à frota e evitaria as colisões
frontais”.
Fim
de semana registrou duas mortes
Joaquim
Rodrigues, 57 anos, e Nilson Araújo Barbosa, 39, morreram com
suas motos na SP-264, no sábado, às 20h20, após colisão na altura
do bairro Itinga, sentido Sorocaba-Salto de Pirapora . O número de
acidentes cresceu 66% - 22 perderam a vida - entre 2009 e 2011.
554 ocorrências
foram registradas na estrada no ano passado.
Opinião
DER
(Departamento de Estrada de Rodagem)
‘Maioria
dos acidentes é causada por imprudentes’
Em
resposta à matéria “Parece estrada, mas é uma fábrica de
mortos” publicada ontem, o DER (Departamento de Estradas de
Rodagem) informa que está em elaboração projeto executivo de obras
para duplicação da SP-264 (Rodovia João Leme dos Santos).
A
conclusão do projeto executivo está prevista para o último
trimestre de 2012, devido à inclusão de alguns serviços como
implantação de passarelas e ciclovias.
Cabe
frisar que o projeto executivo é base necessária para boa execução
das obras, assim, as intervenções somente poderão ser iniciadas
após sua conclusão.
O
trecho que passará por melhorias vai de Sorocaba até Salto de
Pirapora, a duplicação será realizada do km 102 ao km 119,5. Além
disso, serviços para implantação de marginais, dispositivos de
acesso, retorno e de viaduto, para eliminação de pontos críticos
de acidentes, serão executados.
A
SP-264 possui 41,35 quilômetros de extensão, atendendo a cinco
municípios, e o VDM (volume médio diário) de veículos na via é
de 8.968.
O
DER ressalta a importância da prudência dos motoristas ao volante.
Grande parte dos acidentes registrados pelo DER nas estradas
estaduais têm como causa atos imprudentes, como excesso de
velocidade, ultrapassagens em locais proibidos e a não obediência à
legislação de trânsito. Por este motivo, é importante que
motoristas e usuários colaborem com atitudes que garantam melhores
condições de segurança no trânsito das rodovias.
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