Pedágio de SP terá planos pré-pagos




CAIO DO VALLE
O sistema de pagamento eletrônico de pedágios nas rodovias paulistas vai ganhar um serviço pré-pago, similar ao da telefonia móvel, flexibilizando os preços conforme a necessidade do motorista. 
A partir de 15 de junho, os usuários não precisarão mais desembolsar a taxa de adesão de R$ 66,72 pelo serviço Sem Parar, prestado pelo Grupo STP. Além disso, a mensalidade – que varia entre R$ 11,90 e R$ 15,76 – baixará para R$ 8 em modalidades pós-pagas.
O novo plano pré-pago, por sua vez, também não cobrará adesão. Mas o motorista terá que pagar caução de R$ 40 pelo “tag”, o dispositivo instalado no veículo que registra a cobrança ao se aproximar da cancela do pedágio. Já a carga mínima de créditos terá de ser R$ 25. A máxima, R$ 150. Será cobrada uma taxa, de R$ 4 a R$ 15, por um dos novos depósitos.
A alteração feita pelo Grupo STP, que atualmente é o único que oferece esse tipo de serviço nas rodovias do Estado, tem uma explicação: a concorrência. Até o final de agosto, uma nova empresa, a DBTrans, passará a oferecer o mesmo serviço em São Paulo. Ele se chamará Auto Expresso.
A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) emitiu ontem autorização para a empresa trabalhar. O prazo para a instalação do novo sistema nas 144 praças de pedágio é de 90 dias.
Pelas estimativas da DBTrans, até o fim de 2013, cerca de um milhão de novos consumidores poderão ser atraídos com os novos planos de pagamento, especialmente os pré-pagos. Quem afirma é o diretor comercial da empresa, Marcelo Nunes.
“Tem bastante mercado para a gente trabalhar.” Isso, porque o modelo atual funciona por meio de mensalidades, tornando-o pouco atraente para as pessoas que não usam as rodovias com tanta frequência.
Uma parcela significativa dos que devem aderir aos novos planos é a de quem viaja nos feriados, por exemplo. Hoje em dia, boa parte dos 2,5 milhões de veículos que têm o Sem Parar instalado é dirigida pelo que a Secretaria Estadual de Logística e Transportes chama de “heavy user”, ou “usuário pesado”, aquele que precisa passar diariamente por uma rodovia para ir e voltar do trabalho.
O secretário Saulo de Castro Abreu Filho destaca que as facilidades atrairão os consumidores. “A pessoa vai quantas vezes para a praia? Com certeza, no carnaval e no Réveillon. Tem quem já queira fazer, para evitar as filas no pedágio. Agora vai poder, porque haverá o pré-pago. A pessoa só injeta créditos, põe no carro e utiliza.”
No caso do futuro serviço Auto Expresso, da DBTrans, a taxa de adesão aos planos pré-pagos será de R$ 57,12. Esse valor, diz a empresa, já inclui o preço do “tag”. A taxa de recarga será única, de R$ 6. Já a carga de créditos poderá variar de R$ 20 a R$ 100. A DBTrans também terá plano pós-pago e vale-pedágio para caminhoneiros.
O economista Francisco Carlos do Santos avalia como positiva a mudança no sistema, com a inclusão do pré-pago. “A grande vantagem é conseguir o melhor preço, estimular a competição e o cliente pagar pelo que ele está usando.”
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que espera abrir a operação do sistema para mais empresas. “Queremos várias operadoras, com taxas de adesão, renovação e mensalidade mínimas ou gratuitas. ”

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