Três hospitais municipais têm tomógrafos novos na caixa


Folha de S.Paulo

Há ao menos três tomógrafos encaixotados, à espera de instalação, em hospitais municipais. Na capital, o exame chega a demorar dois meses na rede municipal --segundo o Tribunal de Contas do Município de 2010.
No Hospital Municipal Tide Setúbal, em São Miguel Paulista (zona leste), um aparelho de tomografia pedido há sete anos foi, enfim, entregue no final do ano passado. Desde então, porém, ele permanece guardado dentro de uma caixa e sem uso.
Além do hospital Tide Setúbal, que recebeu o aparelho de R$ 360 mil, os hospitais de Vila Maria e São Luiz Gonzaga, do Jaçanã, ambos na zona norte da cidade, estão com os equipamentos parados desde 2010.
O motivo: falta de salas adequadas para a instalação.
Para a instalação do aparelho no Tide Setúbal, é necessária uma obra de adequação do espaço e a contratação de um profissional capacitado para operá-lo.
Na zona leste, para fazer o exame, os pacientes são transferidos em ambulâncias para unidades a cerca de5 km do Tide Setúbal.
Novela
O tomógrafo faz parte de uma novela que se arrasta desde 2005, quando o equipamento foi solicitado por conselheiros de saúde.
Isso ocorreu após a morte do metalúrgico Marcelo Pereira de Assis, 29 anos, em 2004. Ele foi internado com dor de cabeça quatro dias antes no hospital e só foi submetido a uma tomografia um dia após a internação, no hospital de Ermelino Matarazzo, pois não havia tomógrafo no Tide Setúbal.
Em 2007, emenda parlamentar de R$ 500 mil para a compra de um tomógrafo foi apresentada e aprovada para orçamento de 2008.
A grana só foi depositada na conta da prefeitura em 2009 e o leilão para a compra só ocorreu em 2011.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde não confirmou prazo para a instalação do equipamento no hospital Tide Setúbal, mas informou que um projeto para adequação do espaço onde o tomógrafo vai funcionar está pronto.
Entre os argumentos para a demora na instalação, a prefeitura disse que o equipamento chegou à unidade de saúde em dezembro, "após a entrega do plano orçamentário anual, que ocorre em agosto".
A pasta disse que o número de tomografias realizadas na rede aumentou, de 38,5 mil exames em 2004 para 105,3 mil em 2011.
Segundo a pasta, o tomógrafo do hospital de Vila Maria deve ser instalado em junho. Já no São Luiz Gonzaga, as obras no local em que o tomógrafo ficará estão em fase final.
A previsão é de que a reforma termine em junho. A pasta não forneceu os valores pagos pelos aparelhos.

Postar um comentário

0 Comentários