Triplica o número de jovens obesos


do Agora

O número de jovens paulistas obesos mais que triplicou nos últimos 30 anos, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Dante Pazzanese, unidade de referência em cardiologia da Secretaria de Estado da Saúde.
De 1978 a 2008, a quantidade de homens que, ao se alistarem no Exército, estava com sobrepeso em nível de obesidade subiu de 0,9% para 2,8%, informou a Agência Brasil.
O levantamento analisou a ficha de alistamento de 2,54 milhões de paulistas, jovens que estão em início da vida adulta quando se apresentam para o serviço militar.
Um adulto é considerado obeso quando atinge um IMC (índice de massa corpórea) maior do que 30. Esse resultado é obtido a partir da divisão do peso pela altura, elevada ao quadrado (IMC = P/H2).
Segundo o médico Daniel Magnoni, da Divisão de Nutrição Clínica do instituto, "o jovem deixou de comer arroz e feijão para se alimentar mais de massas e de doces".
O aumento, segundo ele, também se deveu ao estímulo do aleitamento artificial, em detrimento do aleitamento materno e ao maior sedentarismo na infância.

Postar um comentário

0 Comentários