Universidade passa dados de estudantes para banco


Fabiana Cambricoli

do Agora
Um convênio firmado entre a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e o banco Santander para a confecção de uma carteirinha de identificação estudantil está causando polêmica em campi da universidade no interior.
A carteirinha, criada para controlar o acesso do estudante aos campi e a áreas deles, foi entregue com um cartão de débito acoplado.
Na frente há a foto, o nome e o campus do estudante. No verso, um número de cartão, o logo do Santander e a bandeira da Mastercard com a função débito.
Segundo alunos, ao tentar retirar o cartão, o estudante era recepcionado por funcionários do banco, que explicavam que já havia conta pré-aprovada no nome deles e perguntavam se havia interesse na proposta.
Resposta
A Unesp disse considerar que "os dados em questão (nome, unidade, CPF e registro acadêmico) não são de uso do banco, são de uso da universidade e objetivam assegurar a prestação dos serviços para os quais o uso do cartão é necessário".
Disse ainda que o fornecimento dos dados "não viola a intimidade do aluno" e que o banco não poderá usar os dados, a não ser que o aluno queira habilitar a função de débito.
O Santander disse que "os dados dos estudantes são exclusivamente para geração de um cartão universidade" e que a função de débito é opcional e só será habilitada se o aluno quiser.

Postar um comentário

0 Comentários