Candidatos ao melhor trocadilho eleitoral




ROBERTO FONSECA
A eleição à Câmara Municipal da capital é farta em trocadilhos com os “nomes de guerra” dos candidatos. Magrão poderá se deliciar com um banquete, patrocinado por Miguel Sem Mizéria – com “z” mesmo. No cardápio, Agenor Bisteca, Clara Essa é Batata e Robson Pastel. Abraão do Queijo, Egídio da Padaria, Nunes Peixeiro e Coité do Açougue podem dar suas contribuições. No time da sobremesa, Mulher Pera, Manoel Tio do Doce, Danone e Mário da Sorveteria. Se não for suficiente, Professor Pipoca e Suely Pingo de Ouro podem se juntar ao grupo. Caiu mal? Basta apelar a Ivan da Farmácia para conseguir Sonrisal.
A campanha reserva ainda algumas possibilidades de “dobradinha” improváveis, como Madeira e Machadão, Sol e Zé da Lua. E outras promissoras mesmo fora da política, como entre Lixeiro, Vira-Lata e Nivaldo da Reciclagem.
A “bancada dos transportes”, porém, mantém a tradição de ser uma das mais inspiradas nos apelidos de urna. É possível pegar carona com O Homem da Moto, Nei Motocicleta, Sandrão Motoboy, Vitor do Táxi, Maia do Fretado e Osvaldo Nunes da Lotação. Os mais ecológicos podem apelar a Fernando Bike. Ninguém, porém, sai do lugar sem Ademar do Consórcio e Rodolfo Despachante, antes, e Tio Peças, Nonato Auto Peças e Joãozinho da Retífica, depois. Há duas paradas opcionais, com Betão do Lava Rápido e William do Garajão. Mas é preciso ter cuidado com o Marronzinho do Trânsito.
Na escola
Pobre Gabrielzinho, o Coleguinha. Mais uma eleição chega e ele tem na campanha mais lembranças da escola – com Professor Edson Queiroz, Professora Eliane Reis, Elias Instrutor, Professora Filinha, Professor Peru e Roger Professor e Socialista – do que da diversão. Mas ainda é possível brincar com Dércio Pipas, Dall Pipas e Airton Fio. Ou procurar Serginho da Lan House. Mas será que, depois de tantas disputas, o Coleguinha ainda acredita em Moisés Papai Noel?
Uma chapa que “jogaria por música”, como no jargão esportivo, teria Tonhão Som de Cristal, Régis do Forró, Maria do Baião e Amarildo Rebento MC’s, e seria conduzida por Maestro Alexei e Maestro José Paulo.
Já o “reino animal” eleitoral tem dois lados bem definidos. Dorinha Andorinha, Wilson Beija-flor, Zebrão, Luiz Coruja, Vadão do Jegue do Dente de Ouro e Baixinho Dog devem tomar muito cuidado com Aline Cobra, Paulo Gavião e Valmir Motorista Lobo. E todos temem encontrar Piolho.
Por meio dos “nomes de guerra” também é possível fazer uma viagem pelo Brasil – e até internacional. Começaria com Dudu do Brás, passando por Ana Lúcia Cidade Tiradentes e Homenzinho Jaçanã. Saindo das fronteiras paulistanas, há Paraná, Mineiro Gente da Gente, Mineiro, Baiano, Leia Baiana e Ari do Agreste. Para voos mais longos, há Alemão e a improvável “ponte aérea” Alemão Cingapura. Depois dessa escalação, você pode achar que está tudo Belê Belê ou que é preciso mudar Jajá. Ou, ainda, ter vontade de se esconder atrás de Mooitta até depois da eleição.

Postar um comentário

0 Comentários