Consulta com oftalmologista demora até cinco meses em UBSs


UBS da Vila Formosa não tem oftalmologistas

Mariana Poli

do Agora
Quem precisa de uma consulta com oftalmologista das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital costuma esperar até cinco meses para ser atendido.
Vigilante Agora visitou, na última semana, as 11 unidades com a especialidade e encontrou fila para conseguir vaga, menos profissionais do que consta no quadro médico, aparelhos quebrados e atendimento suspenso sem explicação.
Mas o pior problema é a demora: em seis UBSs a espera no atendimento ficava entre 3 e 5 meses.
Só na unidade do Campo Limpo (zona sul), as consultas eram marcadas para julho. Na zona leste, porém, pacientes relatam espera de quase um ano para conseguir vaga.
A UBS Vila Formosa (zona leste) suspendeu o tratamento, há um ano, apesar de ter recebido em 2007, um sofisticado centro de diagnóstico oftalmológico, doado pelo Hospital Albert Einstein.
Segundo conselheiros de saúde, o aparelho está "encostado", coberto com saco plástico.
Resposta
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde afirma que na UBS do Itaim Paulista há consultas com oftalmologista a partir de agosto.
A pasta informa que o convênio com o Hospital Albert Einstein foi encerrado e que o equipamento sem uso será doado. Na unidade, só há sete usuários aguardando atendimentos e, segundo a pasta, eles serão reencaminhados a outros locais.
Na Santa Cecília, os funcionários foram reorientados a informar corretamente os pacientes.
A secretaria diz que na unidade do Itaim Bibi há dois oftalmologistas e o tempo médio para consulta no Jaçanã é de dois meses.
Já o equipamento quebrado da Vila Pereira Barreto já foi consertado, segundo a pasta.
Segundo a secretaria não há diferença na forma de agendamento das unidades.
A pasta afirma que, para a primeira consulta, sempre é preciso passar, previamente, por um clínico geral, médico generalista ou pediatra.
É ele quem faz o encaminhamento ao especialista. Quando o paciente já está em tratamento, o caso é avaliado para ver se a próxima consulta pode ser marcada diretamente na unidade.

Postar um comentário

0 Comentários