Falta de agulha no HC cancela exame de câncer em paciente


Paula Felix

do Agora
Diagnosticada com câncer no pâncreas e no fígado, a aposentada Ana França de Sousa Truvão, 74 anos, não conseguiu fazer uma biópsia do pâncreas no Hospital das Clínicas, em Cerqueira César (região central de SP), anteontem, porque a unidade estava sem agulha de ultrassom endoscópica para a realização do procedimento.
Segundo a ajudante de serviços gerais Silvia Lopes de Oliveira, 35 anos, filha da paciente, sua mãe não pode iniciar o tratamento de quimioterapia enquanto não fizer a biópsia.
"Minha mãe vive à base de morfina, sente muitas dores e mal consegue comer. O médico disse que ela não pode iniciar o tratamento sem o resultado da biópsia", afirma.
De acordo com Silvia, Ana chegou à endoscopia, setor onde a biópsia seria realizada, às 7h da manhã.
O exame estava marcado para as 9h.
"Ela foi preparada, a levaram para uma sala, mas o exame não foi feito porque estava faltando agulha. O médico foi muito grosso e disse que era para a gente reclamar com o [governador] Geraldo Alckmin, porque o hospital depende do governo", contou.
"Ela ficou no hospital até as 15h, porque passou mal. O pior é que não fizeram a biópsia nem remarcaram", completa
Resposta
O Hospital das Clínicas confirmou que houve um desabastecimento de agulha de ultrassom endoscópica para a realização de biópsia, causado por um "aumento inesperado da demanda", mas que isso foi temporário e que o hospital já determinou a compra de emergência do material.
A assessoria do hospital informou que a biópsia da aposentada Ana França de Sousa Truvão foi remarcada para a próxima semana.
Sobre a postura do médico, que teria sido rude, o hospital disse que "seus funcionários são permanentemente orientados a tratar todos os pacientes e acompanhantes com atenção e respeito".
Em relação aos medicamentos que estavam em falta, o HC informou que a vitamina D200 já está com estoque regularizado e que a Levotiroxina estará disponível a partir de hoje.
O Carbonato+ Lactogliconato 500 mg voltará a ser distribuído na próxima semana.

Postar um comentário

0 Comentários