Cidade quer receber comitivas que virão para a Copa de 2014


O Villa Rossa já assinou contrato com a Fifa para receber comitivas - Por: ALDO V. SILVA


 Jornal Cruzeiro do Sul

Estar entre as 30 cidades selecionadas pela Fifa, constando do catálogo da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil, é o objetivo do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cultural, Turístico e de Esporte, Leodir Francisco Ribeiro, de 38 anos. Ele diz que o mais importante é a divulgação pela mídia, que dará visibilidade a São Roque. Ribeiro, entretanto, diz não acreditar que São Roque receba delegações. Na outra ponta, o Hotel Villa Rossa, que existe há 20 anos na cidade, já assinou contrato com a Fifa para receber comitivas da Copa. Com o título de melhor hotel cinco estrelas da região obtido pelo Guia Quatro Rodas, o Villa Rossa está ampliando o número de apartamentos para acomodar mais hóspedes e deve investir R$ 10 milhões em dois anos. A expectativa, segundo a diretora do hotel, Luciana O"Reilly, de 40 anos, é positiva e espera uma movimentação ainda maior no hotel, que é referência na cidade.

A Sociedade Esportiva Palmeiras obteve a concessão de um terreno cedido pela Prefeitura de São Roque para construir um Centro de Treinamento próximo ao hotel. Todo o projeto já está definido, faltando apenas condições financeiras para a construção do empreendimento. Se até 2013, o clube conseguir concluir a obra, o Villa Rossa poderá receber delegações. "É uma exigência da Fifa ter um CT próximo ao hotel em que a delegação esteja hospedada", afirma O"Reilly, cujo hotel é 100% brasileiro, já que foi uma iniciativa do pai dela, Altamiro, que está com 70 anos. "Nós só temos este hotel", destaca. Com 85 apartamentos e 18 lofts, com monitores, o hotel disponibiliza uma estrutura ao turista que quer apenas descansar, sem se preocupar com afazeres domésticos ou profissionais. Atualmente, o público do hotel é 70% de empresas e 30% de hóspedes para lazer.

Para O"Reilly, a prefeitura precisa investir mais na cidade e na rede hoteleira. O secretário Ribeiro afirma que investimentos vêm sendo feitos nos setores de turismo e de indústria, mas afirma que não é fácil, porque há fatores que dificultam esse processo. Por exemplo, São Roque não pode receber grandes indústrias, pois a topografia da cidade não é favorável, sendo mais viável a pequenas e médias indústrias. No entanto, o município está crescendo economicamente. Destacou dois empreendimentos residenciais e um industrial em construção às margens da rodovia Raposo Tavares, e na Castello Branco, um shopping, mais um residencial e até um aeroporto executivo, que já está com o projeto aprovado e deve ficar pronto em 2014.

"Estamos fazendo, mas tudo requer uma demanda financeira elevada", comenta. Ações para formação de mão de obra e investimentos na agricultura, especialmente para a indústria vinícola, vêm sendo desenvolvidas pelo governo. "Em cinco anos trouxemos mais de 30 indústrias para cá e oferecemos hoje cursos rápidos de qualificação profissional em parceria com Sebrae, Senai, Senar, Etec e Fatec", ressalta. (F.G.)

Postar um comentário

0 Comentários