Alckmin desativa cadeia pública de São Roque



Últimos 13 presos foram transferidos para o CDP de Capela do Alto

André Marquesandre.marques@jcruzeiro.com.br

O governo estadual pretende zerar o número de homens presos em cadeias de todo o Estado de São Paulo até agosto deste ano, segundo anúncio do governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ele esteve ontem em São Roque, onde participou da desativação de uma das últimas cadeias ainda em funcionamento na região de Sorocaba. Agora, só resta a cadeia de Pilar do Sul, com um número mínimo de presos, funcionando junto a uma delegacia. De 2011 a 2012, foram desocupadas 29 cadeias públicas - 19 em 2011 e 10 no ano passado. Com isso, houve uma redução do número de presos sob custódia da Secretaria da Segurança Pública que, em 2010, respondia por 7.241 detentos e, atualmente, possui 5.205 presos. Todos os presos transferidos das cadeias foram para unidades prisionais, geridas pela Secretaria estadual de Administração Penitenciária, assim como ocorreu com os 211 presos que estavam em São Roque e foram levados para o recém-inaugurado Centro de Detenção Provisória (CDP) em Capela do Alto.

Alckmin definiu que ontem foi um "dia histórico" para São Roque, pois com a desativação da cadeia instalada na cidade, a população poderia se sentir mais segura, já que a unidade carcerária se encontrava em meio ao Centro do município, ao lado da estação rodoviária e de um centro educacional e cultural. "A nossa meta é não ter mais presos em cadeias, somente em Centros de Detenção Provisória (CDPs). Inauguramos duas unidades penitenciárias em Capela do Alto, duas unidades em Cerqueira César, então por isso a gente zera aqui na região. São Roque, Buri, Itapeva, e Porangaba não têm mais presos em Cadeias, somente no Sistema Penitenciário", relata o governador. 

Alckmin ainda informa que há a previsão de zerar também o número de presas mulheres em cadeias em todo o Estado até o meio do ano que vem. Isso será possível após o término da construção de penitenciárias femininas no Estado, como a de Votorantim, sendo que as obras estão planejadas para serem finalizadas em janeiro de 2014, após diversos atrasos por problemas com a construtora. 
De acordo com o governador, esse plano do governo estadual acaba beneficiando a Polícia Civil, que conseguirá aprimorar os seus trabalhos de investigação e esclarecimento de crimes, por não precisar mais dispor de pessoal para tomar conta das cadeias, que funcionavam junto às delegacias. "Isso vai ajudar muito a Polícia Civil, para melhorar a essência do seu trabalho, de polícia investigativa e polícia judiciária. Isso é um grande ganho e um benefício à população, tirando o preso do Centro da cidade e melhorando os trabalhos da Polícia", considera.

Cadeia no CentroO delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, comemora a desativação da cadeia de São Roque, ocorrida ontem com uma cerimônia, em que os últimos 13 presos foram transferidos para o CDP de Capela do Alto - os outros 198 começaram a ser transferidos no dia 20 do mês passado. "Era uma cadeia que, estrategicamente, era muito perigosa, porque ficava no Centro. Quando foi construída, ela era afastada do centro comercial da cidade, mas de 20 anos para cá acabou ficando no Centro da cidade. Realmente é importante essa desativação, inclusive para a tranquilidade da população que mora no entorno da Cadeia", afirma. 

O prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa (PMDB), conhecido como Daniel da Padaria, vai mais além e faz um pedido ao governador, para que a estrutura da cadeia se torne uma unidade do Poupatempo. "Seria um local com todos os serviços que um Poupatempo tem a oferecer ao lado de uma rodoviária, ao lado de um centro educacional com muitos alunos, enfim, é a coisa certa no lugar certo", ressalta. Alckmin, durante coletiva de imprensa, respondeu o pedido do prefeito, dizendo que a prioridade é levar o programa Poupatempo para as sedes de regiões administrativas, como ocorreu com Sorocaba, porém prometeu analisar o caso de São Roque. Segundo informações do governador, a cadeia de São Roque se transformará em um local de trânsito para abrigar presos em caráter temporário, até que a transferência para uma penitenciária seja feita.

Estâncias turísticas
Além de desativar a cadeia de São Roque, o governador Geraldo Alckmin aproveitou sua visita à cidade para liberar um total de R$ 3.284.160 em recursos provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). Segundo o governador, o montante poderá ser utilizado pela Prefeitura local para sanar alguns problemas estruturais que os municípios considerados estâncias turísticas possam vir a ter. 

Postar um comentário

0 Comentários