Crescem casos de violência em escolas estaduais de SP


Fabiana Cambricoli

do Agora
O número de casos de indisciplina, brigas, vandalismo, furtos, roubos e outros delitos registrados em escolas estaduais da capital mais do que dobrou em dois anos.
Foram 2.154 ocorrências escolares registradas em 2010, contra 5.378 casos no ano passado, segundo dados da Secretaria de Estado da Educação obtidos pelo Agora por meio da Lei de Acesso à Informação.
Em média, foram 14 ocorrências por dia em 2012. No total, a rede possui cerca de mil escolas na capital.
Os registros começaram a ser feitos em junho de 2009, quando os diretores de escolas passaram a ser obrigados a notificar qualquer tipo de ocorrência de caráter disciplinar ou criminal.
O sistema, chamado de ROE (Registro de Ocorrências Escolares), foi regulamentado em 2010, com a criação do Sistema de Proteção Escolar, que prevê ações de combate à violência escolar.
Devem ser informados situações de conflito que perturbem o ambiente escolar, danos patrimoniais, casos de risco à segurança da comunidade escolar e qualquer crime ou ato infracional.
Causas
Para Silvia Colello, professora de psicologia da educação da Faculdade de Educação da USP, o aumento de quase 150% tem causas externas e internas ao ambiente escolar.
"Por um lado há os problemas da educação dada pelos pais, a desestruturação familiar, a violência na sociedade. Por outro, há a reação dos jovens frente ao autoritarismo e à falta de qualidade de ensino", diz.
Resposta
O coordenador do Sistema de Proteção Escolar da Secretaria da Educação, Felippe Angeli, diz que o aumento está relacionado com a maior utilização do sistema.
"Estamos combatendo a subnotificação, deixando claro que o objetivo não é punir o gestor escolar, mas, sim, ter informação para ajudar."
Ele diz que, entre outras medidas, a pasta trabalha com a Secretaria da Segurança Pública e que implantou a figura do professor-mediador.
Sobre a escola Rita Pereira, a pasta diz que materiais já foram repostos e que investiu R$ 536,4 mil em reforma.
A Segurança diz que, desde setembro, quatro BOs de furto foram registrados na área, que tudo é investigado e que a PM previne e combate a violência escolar.

Postar um comentário

0 Comentários