Duplicação da SP-264 começa em agosto



Alckmin afirmou que edital de licitação será publicado nos próximos dias e obra deve ser concluída em 2014

José Antônio Rosajoseantonio.rosa@jcruzeiro.com.br

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem o início das obras de duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), que liga Sorocaba e Salto de Pirapora, para o mês de agosto. "Se pudermos, começamos (os serviços) ainda em julho", disse durante sua passagem por São Roque. Conforme Alckmin, o edital para abertura da licitação será publicado nos próximos dias. O prazo para a conclusão do projeto é de um ano, o que implica dizer que a estrada estará duplicada até julho de 2014.
Entrevistado pela Cruzeiro FM, o governador falou, também, da situação do viaduto que faz a interligação entre a avenida Armando Pannunzio e a rodovia. Ele foi questionado sobre a possibilidade de duplicação daquele equipamento, e ficou de conversar com a concessionária que administra a via. A expectativa é de que uma segunda pista do viaduto seja construída ao lado daquela já existente. Esse empreendimento não está previsto no contrato de concessão, mas Geraldo Alckmin deverá estudar alternativas para, se for o caso, implementá-lo.

O gestor de Atendimento da ViaOeste, Fausto Camiotti, informou que o dispositivo reúne condições de suportar a demanda de tráfego, já que foi projetado para tanto. Disse, porém, que se o governo do Estado entender que a obra é necessária, nada impede que os entendimentos sejam mantidos com esse objetivo. Por outro lado, em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) esclareceu, a propósito da matéria "Deputados e vereadores cobram do governo duplicação da SP-264", que não há atrasos no cronograma dos serviços.

"Por se tratar de obras de duplicação, o DER tem o compromisso de atender à legislação ambiental seguindo todas as recomendações da Secretaria de Meio ambiente (SMA). Por este motivo, o projeto executivo das obras já foi concluído e a autarquia aguarda agora emissão das licenças ambientais pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Somente após emissão da Licença Prévia (LP) é que o edital de licitação das intervenções poderá ser publicado, o que está previsto para abril de 2013", diz o texto. 
"Assim, o Departamento estima que, após o processo licitatório e obtenção da LP, as obras possam ser iniciadas em julho de 2013, com prazo de execução de 12 meses e investimento orçado em R$ 102 milhões. Ao todo, serão 17,5 quilômetros de pista duplicada (do km 102 ao km 119,5), incluindo a implantação de vias marginais, rotatórias e viadutos, o que possibilitará a eliminação de pontos críticos, onde há ocorrência de acidentes". 

Geraldo Alckmin reforçou que já saiu, também, a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (Iphan), órgão federal. "Embora não entendamos o porquê da necessidade da licença do patrimônio arquitetônico para a obra, o fato é que esta providência já foi tomada. Queremos, agora, que o projeto seja concluído dentro do prazo fixado para que os riscos de acidente diminuam e a segurança dos usuários seja priorizada".

Postar um comentário

0 Comentários