Falta de professor cancela mil aulas por dia no Estado


Fernanda Barbosa e Léo Arcoverde

do Agora
As escolas da rede estadual de São Paulo deixam de dar, juntas, uma média de 1.032 aulas por dia por causa da falta de professores e da ausência de docentes temporários, segundo informações relativas ao período entre os dias 14 de fevereiro e 21 de março deste ano.
Ao todo, os alunos das 5.760 escolas do Estado tiveram 26.820 aulas vagas no período, de acordo com dados da Secretaria da Educação, obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
Só na capital paulista, 6.665 aulas deixaram de ser dadas nos dias letivos entre os dias 14 de fevereiro e 21 de março.
Nas outras cidades da Grande São Paulo, o número de aulas vagas sobe para 8.722, e, no interior, para 11.433.
Resposta
A Secretaria da Educação do Estado afirmou, por meio de nota, que para reverter o problema de falta de professores nomeou, desde 2011, mais de 34 mil docentes, dos quais 10.360 para este ano letivo.
Disse ainda que deve abrir um novo concurso para o magistério.
Segundo a secretaria, atualmente faltam 894 professores na rede estadual, considerando uma média de 23 aulas por docente. Informou ainda que tem um quadro de 219.062 professores e que registra "todos os dias" novas vacâncias e substituições.
A secretaria afirmou que o professor de química da escola Senador Paulo Egydio de Oliveira Carvalho está de licença, e que o conteúdo será reposto.

Postar um comentário

0 Comentários