Museu do Ipiranga vira banheiro público e motel


Folha de S.Paulo

Os banheiros estão interditados por falta de condições, o mato invade os jardins, um resto de pipa está enroscado em uma das surradas estátuas dos representantes da independência do Brasil e a cripta com os restos mortais de d. Pedro 1º serve de motel para casais mais afoitos.
Os elementos formam o cenário do complexo dentro do Parque da Independência, com o Monumento à Independência, museu e áreas protegidas, no Ipiranga, na zona sul de São Paulo.
Um movimento cívico em defesa das instalações, a associação comercial local, a associação de moradores e o conselho de segurança do bairro declaram que o complexo está "abandonado".
Resposta
A Secretaria Municipal de Cultura disse que está ciente dos problemas no monumento e estuda um projeto de restauração.
"Trata-se de peça de bronze [a escultura] e não existe especialista neste tipo de metal no Brasil."
A secretaria consultou especialista estrangeiro para auxiliar na elaboração de um projeto de restauro, que deverá incluir manutenção.
A Secretaria Municipal do Verde afirmou que teve de encerrar o serviço com a empresa que fazia a limpeza e conservação do parque porque ela "não atendeu às exigências legais para prorrogação" do contrato.
O órgão explicou, também, que será feita uma ação emergencial para a manutenção dos banheiros e que a licitação para escolher outra empresa de manutenção já está em andamento.

Postar um comentário

0 Comentários