Paraíso é estação líder em casos de roubos no metrô

Passageiros esperam trem na estação Paraíso

Léo Arcoverde e Fabiana Cambricoli

do Agora
A estação Paraíso, que liga as linhas 1-azul e 2-verde do metrô, foi a líder em roubos no ano passado, segundo dados do Metrô obtidos pelo Agora por meio da Lei de Acesso à Informação.
Responsável por receber 40 mil pessoas por hora nos períodos de pico, a estação registrou 0,48 ocorrência de roubo por 1 milhão de passageiros transportados, quase o dobro da segunda e terceira colocadas, Anhangabaú (0,26) e República (0,22).
O Metrô não forneceu os números absolutos de casos.
Segundo o levantamento, a Paraíso passou a encabeçar o ranking em 2011, após quatro anos de liderança da estação República --o balanço tem dados de 2007 a 2012.
Resposta
O Metrô informou que o índice geral de ocorrências nas estações caiu 85% nos últimos dez anos.
A queda, afirmou a companhia, é resultado da implantação de ações de segurança, como a instalação de 930 câmeras em estações e 1.416 em trens.
A empresa também ressaltou a implantação de bilheterias blindadas e o monitoramento feito pelos 1.171 agentes de segurança.
O Metrô não comentou o ranking das estações campeãs de furto e roubo e justificou que os números absolutos de casos não seriam fornecidos porque como o fluxo de passageiros é diferente em cada estação, não se pode fazer esse tipo de comparação.

Postar um comentário

0 Comentários