PF é 'republicana' e investiga qualquer um, até Lula, diz ministro da Justiça


Na semana passada, procurador pediu abertura de inquérito contra o ex-presidente


CARLA ARAÚJO - Agência Estado
SÃO PAULO - O ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, afirmou nesta quinta-feira, 11, que a Polícia Federal (PF) é "republicana" e está apta a investigar qualquer cidadão, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A afirmação foi uma resposta a pergunta sobre se a PF teria autonomia para investigar Lula, após o pedido de instauração de inquérito para apurar o suposto envolvimento dele no escândalo do mensalão. Cardozo foi questionado durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A Procuradoria da República no Distrito Federal pediu na última sexta-feira, 5, à PF a abertura de inquérito para apurar a acusação do empresário Marcos Valério segundo a qual Lula teria negociado, no início de seu mandato, repasses ilegais para o PT com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom. Trata-se do primeiro inquérito aberto formalmente para investigar o conteúdo do depoimento que Valério prestou à Procuradoria-Geral da República, em setembro do ano passado.
Questionado na terça-feira, 9, sobre o pedido de abertura de inquérito, Lula se recusou a comentar. "Não vou falar sobre isso", disse, após participar dabertura da exposição Gênesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, no Museu de História Natural de Londres, na Inglaterra.

Postar um comentário

0 Comentários