Promotoria quer que Alckmin mude regra de socorro policial a feridos


folha de São Paulo

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve ser acionado pela Promotoria para mudar a resolução que proíbe policiais de socorrer vítimas de crimes. Pela regra, a PM deve acionar o Samu ou os bombeiros.
Na semana passada, houve confronto entre polícia e moradores na zona norte porque os PMs, afirmando seguir a norma, não socorreram oito pessoas baleadas e impediram as famílias de socorrê-las. Duas vítimas morreram.
Em nota, o Comando da PM disse que os policiais seguiram a resolução. Nesta semana, a secretaria desautorizou a PM de impedir o socorro por civis. A PM então recuou e disse que os policiais erraram.
"A secretaria deve editar a portaria ou revogá-la para acabar com a confusão operacional. Se ela não faz isso, o governador deve intervir", diz o promotor Luiz Roberto Faggioni.
Ontem, Alckmin disse que a norma não proíbe o socorro. "A resolução diz: sempre que possível, o socorro deve ser feito [...] por equipes multiprofissionais do Samu ou do Corpo de Bombeiros." (ROGÉRIO PAGNAN, LUIZA BANDEIRA e PAULO GAMA)

Postar um comentário

0 Comentários