Romaria à Pirapora quer reunir mais de 450 fiéis


Eliseu Viliotti e Kioski Hirakawa, integrantes da comissão organizadora - Por: ALDO V. SILVA


 Jornal Cruzeiro do Sul
Pelo menos 450 pessoas, 50 a mais do que no ano passado, são esperadas para a 60ª edição anual da Romaria a pé de Mairinque ao Santuário de Pirapora de Bom Jesus, marcada para o fim de semana dos dias 20 e 21 deste mês. Em pouco mais de uma semana, 200 interessados já reservaram sua camiseta para participar do evento. O grupo é composto, de acordo com um dos organizadores, Eliseu Viliotti, de 74 anos, por homens, mulheres, crianças e adolescentes de toda e qualquer idade. "Recebemos bastante criança de dez anos e muitos adultos por volta dos 50", explica. Além das cidades-sede, a Romaria conta com fiéis de Sorocaba, Salto, Araçoiaba da Serra e outros municípios da região.

Os motivos e razões que levam tantas pessoas ao evento são inúmeros: agradecimento, peregrinação, pagamento de promessas, devoção ou tradição. "A maioria vai porque quer demonstrar que tem fé, uns vão em todas as edições e outros vão de sete em sete anos, por exemplo", conta o vereador Kioshi Hirakawa (PTB), que também compõe a comissão organizadora da Romaria.

Os participantes vão sair da Igreja Matriz de São José, após a Santa Missa das 8h30, a ser realizada com a bênção do padre Alexandre Siles. Em Pirapora de Bom Jesus, por sua vez, a Santa Missa está prevista para as 7h, com retorno às 9h. O percurso a ser realizado a pé conta com quase 36 quilômetros de extensão, seis a menos do que o original. Isto por que, com o passar dos anos, os organizadores encontraram novas rotas, que acabaram por encurtar a Romaria.

As camisetas personalizadas do evento, disponíveis a todos os participantes, têm o objetivo de destacar o grupo e identificar seus membros na hora de receber auxílio. Ao longo do percurso, os romeiros receberão lanches, frutas e água, além de socorro médico, no caso de alguma emergência. Todos os participantes serão acompanhados por carros de apoio, ambulâncias da Prefeitura, Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros, além de uma médica cardiologista: a esposa de Kioshi. Além disto, ônibus cedidos pela empresa Jundiá buscarão os romeiros e os trarão de volta a Mairinque.

Os interessados em participar da 60ª edição do evento devem reservar e retirar suas camisetas personalizadas entrando em contato com Eliseu, Nestor, Carlos, Rogério e Kioshi pelos telefones (11) 4708-3198, 4708-2548, 9 7051-7623, 9 7364-0777 ou 9 9944-8345. Os participantes vindos de outras cidades da região podem retirar suas camisetas no dia da Romaria.


Gratidão


Completando 60 anos de existência, a Romaria a pé de Mairinque ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus prestará homenagens aos seus fundadores nesta edição: os amigos Firmino Godinho, de 91 anos, e Constantino Villioti, pai de Eliseu, em memória. Após um acidente que o obrigou a ficar por mais de oito horas debaixo de uma locomotiva, Firmino passou dois anos recebendo o apoio e os cuidados de Constantino, recém-operado de um câncer na garganta. Foi desta forma que a dupla se conheceu.

Já recuperados, os dois decidiram percorrer o caminho entre Mairinque e Pirapora de Bom Jesus como forma de gratidão. Eles não imaginariam, no entanto, que a segunda travessia, realizada um ano mais tarde, reuniria outras seis pessoas. Com o tempo, o evento ganhou tanta visibilidade que se tornou tradicional na região. Uma professora de Música, deficiente física, já chegou, inclusive, a participar da Romaria envolta pelo pescoço e carregada em uma maca por quatro amigos da colônia japonesa de Mairinque. Seu Eliseu, por sua vez, não deixa de refazer o percurso iniciado pelo pai há mais de 55 anos.

Postar um comentário

0 Comentários