São Roque: Alckmin participa amanhã da desativação de cadeia


A desativação da cadeia é uma reivindicação antiga da cidade - Por: Adival B. Pinto/Arquivo


Marcelo Romamarcelo.roma@jcruzeiro.com.br

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deve participar amanhã da solenidade de desativação da cadeia de São Roque, na região de Sorocaba. O gesto simbólico será o de derrubada de uma das grades. Os presos começaram a ser transferidos em maior número desde a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto, em março. Também foi construída uma penitenciária em Capela, que faz parte do mesmo complexo.

A cadeia de São Roque fica no centro da cidade, ao lado da Rodoviária, e em janeiro abrigava cerca de 200 presos. Ontem havia 30 presos, segundo o delegado Alexandre Cassola. Amanhã de manhã devem ser transferidos os 15 restantes, por volta das 9h. A visita do governador está programada para as 9h30. Devem estar presentes ainda o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, e o delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Blazeck.

A desativação da cadeia é uma reivindicação antiga de moradores de São Roque. Há ideia do prefeito Daniel de Oliveira Costa (PMDB) de mudar a delegacia central, anexa ao prédio da cadeia, para a avenida Bernardino de Lucca, e construir no local um novo prédio que poderá abrigar o Poupatempo.

A delegacia de São Roque ficará com a carceragem, para presos detidos em flagrante ou em trânsito, que permanecerão por um ou dois dias até serem levados a um Centro de Detenção Provisória (CDP), como ocorre em outras delegacias, a exemplo dos plantões norte e sul, em Sorocaba.

Na região de Sorocaba, ainda continuam em funcionamento a cadeia de Pilar do Sul e a cadeia feminina de Votorantim. A de Pilar serve para as prisões administrativas (geralmente falta de pagamento de pensão alimentícia) e acusados de crimes sexuais. Atualmente, a cadeia de Pilar tem cerca de 40 presos.

A cadeia de Votorantim tem cerca de 90 mulheres, mas chegou a abrigar mais de duzentas há três anos. De acordo com o delegado seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, há previsão para a cadeia feminina ser desativada em janeiro, com a inauguração do novo presídio que está sendo construído no município. 
A desativação de cadeias no interior do Estado faz parte do plano do governo de expansão de novas unidades prisionais. Em março, Alckmin disse que São Paulo não vai mais ter presos em cadeias, pois todos que aguardam julgamento irão para os CDPs. 

Postar um comentário

0 Comentários