Sem médicos, hospital infantil tem espera de até 9 horas


Camila Brunelli e Rafael Italiani

do Agora
A falta de médicos no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na Água Rasa (zona leste), da rede estadual de saúde, faz com que crianças esperem até nove horas por atendimentos que duram no máximo dez minutos no consultório médico.
Segundo funcionários do hospital, pelo menos 16 médicos pediram demissão no mês de março alegando baixos salários.
Na tarde de ontem, quando o Agora esteve no hospital, dois pediatras atendiam as crianças.
A espera média era de cinco horas.
Na sala de espera havia cerca de 50 pessoas, pais ou mães e seus filhos, parte aos prantos.
Na parede do hospital, cartazes listavam cerca de 40 AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) como opção de atendimento na região.
Resposta
A Secretaria de Estado da Saúde afirmou ontem que "nenhum paciente espera cinco horas para ser atendido no pronto-socorro da unidade" e que a informação é "improcedente". Disse que "o que pode ocorrer é o paciente precisar aguardar resultados de exames, além do período de observação médica e reavaliação clínica".
A pasta afirmou ainda que o hospital tem sofrido uma "superlotação atípica" no pronto-atendimento.
De acordo com o governo, houve um aumento de 82,5% na procura em março, comparado com janeiro. Segundo a pasta, o hospital tem 180 médicos e abre concursos públicos sempre.
A pasta disse ainda que "a escassez de profissionais médicos na rede pública de saúde é uma realidade que afeta hospitais em todo o Brasil".
Segundo a secretaria, o caso da filha de Maria Ivonete era de baixa complexidade e poderia ter sido atendido em um posto de saúde.

Postar um comentário

0 Comentários