Sorocaba registra 94 casos de dengue em uma semana



Balanço mostra que são 483 registros da doença confirmados em 2013


Carlos Araújo 
carlos.araujo@jcruzeiro.com.br
 

Pela primeira vez, os números da dengue cresceram até três vezes mais em uma única semana em comparação com a tendência de aumento de casos registrados este ano em Sorocaba. O novo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde contabilizou a identificação, na última semana, de 94 novos casos em comparação com o balanço anterior, divulgado no dia 15 deste mês. 

Este novo balanço divulgado ontem informou que já são 483 casos de dengue confirmados na cidade em 2013, ante 389 casos registrados até o dia 15 de abril - um aumento de 94 casos em uma semana. Nas semanas anteriores, a média era de aproximadamente 30 casos, um pouco mais ou um pouco menos, confirmados por semana. O novo boletim mostra que essa tendência se inverteu. 

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura informou que o crescimento nesta atual proporção de casos já era previsto. Com o fim das chuvas de verão, o mosquito da dengue prolifera nos criadouros e esta situação gera risco de ataque e geração de novas vítimas. A Prefeitura faz programas de combate à dengue, com equipes de nebulização nas ruas e bairros, o que configura uma verdadeira "guerra" contra a doença. 

Prevendo o aumento dos casos, a Prefeitura ampliou o horário de funcionamento de algumas unidades básicas de saúde (UBSs) para atendimento especial às pessoas com os sintomas da doença. Entre os sintomas estão febre alta, acompanhada de dores de cabeça, dores nos olhos, fadiga e intensa dor muscular e óssea, o que justifica a alcunha de "febre quebra-ossos" e que deixa o paciente "dengoso". 

Do total de 483 casos, 402 são autóctones (adquiridos no município e 81 são importados (com origem em outras regiões). Desde o início do ano até o dia 19 de abril, foram notificados 9.674 casos suspeitos, sendo que 9.161 foram descartados. Também foi registrado um óbito pela doença na cidade, em fevereiro, segundo a Prefeitura. A Santa Casa também contabiliza uma segunda morte por dengue hemorrágica, mas a Prefeitura não reconhece esse óbito com este perfil da doença. 

Alerta à população 


Diante de todo esse cenário, a diretora da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Daniela Valentim dos Santos, alertou a população de Sorocaba afirmando que há a previsão de que o número de casos confirmados de dengue cresça "significativamente" nas próximas três semanas na cidade "Por isso, é fundamental que todos os sorocabanos mantenham os hábitos preventivos contra a dengue", ela orientou, por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura. "Mesmo com as temperaturas mais amenas dos últimos dias, precisamos continuar firmes no combate ao mosquito transmissor, eliminando todo e qualquer tipo de material que acumule água e possa se tornar um criadouro do Aedes aegypti". 

De acordo com a Secom, o boletim aponta ainda que há casos de dengue registrados em praticamente toda a cidade. As regiões que compreendem alguns bairros como Aparecidinha, Éden, Cajuru, Brigadeiro Tobias, Vila Barão, Lopes de Oliveira e Nova Esperança, por exemplo, são as que apresentam o maior coeficiente de incidência (número de casos por 100 mil habitantes). 

Kit de teste NS1 

A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Daniela Valentim dos Santos, disse que, apesar dos problemas ocorridos com a importação do kit do teste NS1 na semana epidemiológica anterior, não houve variação porcentual considerável no número de casos confirmados da doença neste período. O exame laboratorial que a Prefeitura de Sorocaba adquire desde 2009 e que faz o diagnóstico da doença desde o primeiro dia de sintomas da dengue. 

"De acordo com os gráficos que ilustram o comportamento da doença na cidade observamos que houve manutenção da situação epidemiológica. Todos os exames laboratoriais estão atualizados, não havendo qualquer defasagem entre colheita e resultados atualmente", comenta Daniela.

Postar um comentário

0 Comentários