65,7% dos veículos novos vendidos neste ano foram financiados


Pesquisa mostra que dos 17.826 zero-quilômetro comprados no ano, 11.717 foram a prazo


Carolina Santana 
carolina.santana@jcruzeiro.com.br
 

Em Sorocaba 65,7% dos veículos novos vendidos ao longo desse ano são financiados, aponta levantamento feito com exclusividade para o Cruzeiro do Sul pela Cetip - operadora do Sistema Nacional de Gravames (SNG). O estudo mostra que entre janeiro e agosto desse ano 11.717, dos 17.826 veículos emplacados na cidade, foram comprados por financiamento. Considerando apenas os automóveis novos o índice de financiamentos é de 62,4%. Dos 12.022 carros novos vendidos no período, 7.505 foram comprados a prazo. O número de emplacamentos são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A opção pelo parcelamento do pagamento do veículo é um comportamento histórico entre os consumidores brasileiros. Com o aumento da taxa básica de juros, a Selic, a tendência é a compra a prazo fique mais cara. A orientação é pesquisar e sempre fazer a conta o total a ser pago pelo bem e não apenas o valor da parcela. 

Na compra de seu carro novo o técnico de informática Rafael Leite dos Santos, 30, optou pelo empréstimo junto ao banco. Ele deu 31% do valor total do veículo como entrada e parcelou o restante em 36 meses. "Eu optei pelo financiamento pois não tinha o dinheiro para comprar à vista", comenta o técnico. Ele explica que procurou o banco em que tem conta para conhecer as condições. "Fazer negócio na instituição que já temos um relacionamento financeiro facilita a negociação e a aprovação do crédito", afirma. Antes de fechar a contratação do financiamento Rafael fez as contas e viu que os juros cobrados eram compatíveis com os praticados no mercado. 

O levantamento feito pela Cetip considera as vendas de automóveis, motos, comerciais leves, caminhões e ônibus durante o período de agosto do ano passado até o oitavo mês desse ano. Entre novos e usados, 45.762 veículos foram financiados em Sorocaba durante agosto de 2012 e agosto desse ano. O número corresponde a 15,6% do total da frota sorocabana que, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado, conta com 292.661 veículos (considerando aqueles com 20 anos ou menos de fabricação). Os automóveis usados foram os mais financiados somando 21.650 transações. Se forem considerados apenas os automóveis novos vendidos entre janeiro e agosto, as compras a prazo correspondem a 62,42% do total. A Cetip opera banco de dados de créditos de veículos e reúne a base de dados de veículos com restrições utilizada pelos Departamentos de Trânsito de todo o Brasil. 

Comportamento histórico 

Mais da metade das vendas de automóveis e outros veículos são feitas por meio de financiamento. Esse comportamento é histórico, afirma o gerente de vendas da unidade Castelinho da Automec, Luiz Dias da Silva. Ele afirma que os financiamentos feitos por meio do banco próprio da concessionária oscilam entre 55% a 65% do total dos negócios fechados mensalmente na revenda Chevrolet que também trabalha com a linha de seminovos. "Essa sempre foi a opção mais utilizada entre os consumidores", pondera. Apesar do comportamento atual, Silva recorda que as compras a prazo eram ainda volumosas antes da crise na economia mundial de 2008. "Até 2007 a aprovação do crédito era mais fácil. Os bancos agora estão mais exigentes na análise e exigem uma entrada maior", comenta o gerente. Segundo ele, naquela época, os financiamentos correspondiam a mais de 80% das vendas. 

Diretor comercial da Citroën Notre Dame, Alex Góes, afirma que em sua concessionária o volume de financiamentos varia de acordo com o perfil do produto e as condições oferecidas pela financiadora da fábrica. "No mercado de zero quilômetros temos entre 60% e 70% de financiamento. Quando a montadora cria incentivos esse volume chega a 80%", informou Góes. Entre os modelos de seminovos a compra a prazo corresponde a 80% dos negócios fechados. "Nos seminovos esse volume é regra", diz o diretor. Com os bancos mais restritivos na liberação do crédito a venda nesse segmento foi reduzida em cerca de 20%, comenta Góes. Segundo o diretor, as taxas de juros nos carros novos varia entre 0% e 0,99% ao mês. Já para os usados o percentual varia de 1,25% a 1,60% ao mês. O montante de juros vai depender do valor dado como entrada na transação. Góes afirma que o ideal é o cliente ter pelo menos 30% do valor do carro e financiar e o restante. "Hoje temos bancos e instituições que financiam 100% do veículo mas os juros são bem mais altos", comenta ele.

Postar um comentário

0 Comentários