Abraji promove congresso de jornalismo investigativo



Folha de São Paulo
Começa amanhã e vai até terça-feira o congresso anual da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo). A 8ª edição do evento será no Rio, na Pontifícia Universidade Católica, e deve contar com cerca de 900 participantes.
Neste ano, o congresso também será realizado em conjunto com a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, realizada pela "Global Investigative Journalism Network" (GIJN), e com a 5ª "Conferencia Latinoamericana de Periodismo de Investigación" (Colpin), do Instituto Prensa y Sociedad (IPYS), com sede no Peru.
Folha é um dos patrocinadores do evento, que terá cerca de 150 painéis e oficinas de treinamento.
Os participantes inscritos, os palestrantes e os moderadores virão de mais de 70 países diferentes.
Entre os palestrantes convidados estão Glen Greenwald, responsável por revelar o esquema de espionagem dos Estados Unidos em diversos países, inclusive no Brasil; Caco Barcellos e José Hamilton Ribeiro, em um encontro de repórteres de duas gerações; e João Wainer, Bruno Torturra e Bruno Paes Manso em um painel sobre a cobertura da onda de protestos de junho e julho no país.
Editoria de Arte/Folhapress
Também estarão presentes personalidades de fora do mundo jornalístico. Alguns dele são o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e Catalina Botero, relatora especial para liberdade de expressão da OEA (Organização dos Estados Americanos).
O congresso contará ainda com jornalistas internacionais falando sobre suas carreiras e métodos de apuração.
Estão confirmados, entre outros, Juan Arias (colunista do jornal espanhol "El País"), David Leigh (editor de investigações do jornal britânico "The Guardian"), Jon Lee Anderson (redator da revista "The New Yorker") e Amanda Cox (editora de visualização do jornal norte-americano "The New York Times").
Do Brasil, entre outros, vão participar Mário Magalhães, Roberto Cabrini, Miriam Leitão, Clóvis Rossi, Eliane Brum, Daniela Arbex, Rubens Valente, Elvira Lobato e Juca Kfouri.
As inscrições na internet para participar do congresso estão encerradas. Elas só podem ser feitas na recepção do evento. Haverá transmissão on-line, via internet, dos principais painéis no endereçohttp://puc-riodigital.com.puc-rio.br/.

Postar um comentário

0 Comentários