Aldo Rebelo pretende deixar Ministério do Esporte em dezembro

Ministro diz que entrega dos 12 estádios da Copa 'completa um ciclo'


Daiene Cardoso - Agência Estado
BRASÍLIA - O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou nesta quarta-feira que deverá deixar a pasta em dezembro, quando serão inaugurados os últimos estádios para a Copa do Mundo de 2014. "Aí, completa um ciclo. Nós queremos cumprir o cronograma estabelecido e ter os 12 estádios das 12 cidades-sede. Não vai ter grandes problemas", garantiu o ministro, que foi indicado pelo PCdoB como pré-candidato ao governo de São Paulo.
Rebelo é pré-candidato ao governo de São Paulo - Alastair Grant/AP
Alastair Grant/AP
Rebelo é pré-candidato ao governo de São Paulo
Aldo Rebelo contou que a ideia de sair do governo em dezembro foi dele, mas deu sinais que ainda pode mudar de ideia caso a presidente Dilma Rousseff queira mantê-lo na pasta. "Na vida você não pode fechar as portas para nenhuma possibilidade", desconversou. Além da entrega dos seis estádios que ainda estão em obras, Aldo Rebelo se comprometeu em finalizar a Matriz de Responsabilidades para aOlimpíada de 2016 e concluir o processo de licitação das obras, tarefa realizada em conjunto com a prefeitura do Rio. Antes de sair, o ministro também divulgará um novo balanço dos preparativos da Copa de 2014. "Mesmo que seja incompleto, mas vai sair", afirmou.
Na conversa desta quarta-feira, o ministro descartou a possibilidade de sair antes de dezembro e afirmou que não pretende indicar seu substituto. "É um problema do partido e dela (a presidente Dilma). Eu não vou indicar", disse. Ele também afirmou que vem pensando sobre a possibilidade de disputar o governo de São Paulo "há muito tempo" e que a possível candidatura ocorrerá no campo da aliança com a presidente Dilma. "É isso que nós planejamos", ressaltou o ministro, que se definiu como "um cumpridor de tarefas" do PCdoB. "Campanha não dá mais trabalho que Copa do Mundo, não", brincou com os jornalistas.
SEGURANÇAO ministro não manifestou preocupação com as ameaças do Primeiro Comando da Capital (PCC) de agir durante a Copa de 2014. "O Brasil é um País com muitos problemas, mas razoavelmente sofisticado em algumas coisas. Temos um sistema de segurança que tem a Polícia Federal, o Ministério da Defesa, a Força Nacional, além das instituições policiais com tradição. Não creio que uma organização criminosa possa ameaçar um evento como a Copa do Mundo", avaliou.
UNIVERSIDADE DO ESPORTEDe acordo com o ministro, com o apoio do Ministério da Educação, o governo vem discutindo a possibilidade de transformar o Parque Olímpico dos Jogos de 2016 em uma Universidade Pública do Esporte. A ideia é criar uma instituição de ensino com cursos voltados para área: administração esportiva, marketing esportivo, jornalismo esportivo, medicina e fisioterapia do Esporte, psicologia e nutrição voltada para a área.
"Não estaríamos inventando alguma coisa diferente do que outros países já têm", afirmou Aldo Rebelo, atribuindo a ideia à aproximação com experiências vividas em universidades dos Estados Unidos, Ucrânia, Rússia e da Europa. "Apostamos que isso pode ser feito no Brasil também aproveitando o legado da Olimpíada", concluiu. 

Postar um comentário

0 Comentários