Aluno cadeirante morre após cair em escola estadual em SP

Ana Flávia Oliveira

do Agora
O estudante Sammer Gomes Fernandes, 11 anos, que era cadeirante, morreu após cair no pátio da Escola Estadual República de Nicarágua, em Sapopemba (zona leste).
O acidente aconteceu no dia 23 de agosto e está sendo investigado pela Polícia Civil.
Segundo o oficial de rede José Carlos Fernandes, pai de Sammer, a queda aconteceu porque a escola não tinha cuidador especializado.
"Um amigo dele estava empurrando a cadeira. Eles estavam em uma parte gramada e queriam ir para o lado cimentado do pátio. As rodas da frente da cadeira, que são menores, ficaram presas, e ela tombou".
Resposta
A Secretaria de Estado da Educação informou que a direção da escola providenciou a contratação de uma empresa para disponibilizar um cuidador para o menino no começo do semestre.
No entanto, diz a pasta, o funcionário terceirizado faltou diversas vezes no mês de agosto e a substituição não foi feita conforme contrato.
Mas ressaltou que "a direção da escola designou e orientou um agente escolar para suprir as ausências pontuais, como ocorreu no dia do acidente".
Disse ainda que já determinou a rescisão contratual com a empresa.
Sobre o atendimento hospitalar, a Secretaria de Estado da Saúde informou que "paciente passou por raio-X e tomografia", mas não se manifestou sobre a demora na realização da tomografia do tórax.
Resposta 2
A Secretaria Municipal da Saúde informou que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para socorrer Sammer Gomes Fernandes, 11 anos, às 15h59 do dia 23 de agosto.
O atendimento do menino, diz a pasta, foi classificado como nível 2, que tem urgência moderada.
No entanto, informou a secretaria, "naquele momento todas as ambulâncias da região estavam empenhadas em ocorrências com prioridade 1 [casos com risco de morte]".
A pasta não disse a quantidade de veículo da região.
A administração informou ainda que a ambulância foi liberada às 16h20, mas, quando chegou ao local, o paciente já tinha sido socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Postar um comentário

0 Comentários