Cemitérios municipais sofrem com a falta de sinalização

Paula Felix

do Agora
Tentar se localizar nos cemitérios municipais da capital pode ser um problema para quem for homenagear parentes e amigos no Dia de Finados, no próximo dia 2, sábado que vem.
A falta de sinalização é a principal falha em cinco dos dez cemitérios nas cinco regiões da cidade visitados pelo Vigilante Agora
entre terça e quinta-feira da semana passada. Túmulos arrombados e falta de calçamento entre as sepulturas também foram problemas encontrados. No total, há 22 cemitérios municipais na capital.
A pior situação foi encontrada no Cemitério do Lajeado, em Guaianases (zona leste), que está sem fazer enterros desde agosto do ano passado. "Não estão fazendo enterros aqui. Só vão fazer depois de Finados", disse um funcionário. "Está sem vaga nos ossários. Só quando retiram os ossos é que dá para fazer exumações e liberar vagas", afirmou outro. A reportagem não se identificou quando foi ao local.
Resposta
O Serviço Funerário do Município de São Paulo afirmou, por meio de nota, que está fazendo uma licitação para contratar uma empresa que ficará responsável pela sinalização dos cemitérios. Segundo a prefeitura, todos terão cartazes padronizados, com "nomes dos cemitérios, administração, sanitários, quadras, velórios".
Disse ainda que vai aperfeiçoar as praças de atendimento dos cemitérios, criando os CEAFs (Centros de Atendimento Funerário). Eles contarão com agência funerária, sala de espera, assistente social e enfermaria, cartório e estacionamento. Sobre o Cemitério do Lajeado, o Serviço Funerário afirmou que os enterros voltarão a ser feitos a partir do Dia de Finados. O órgão disse que os ossários estão sendo feitos e que já foram construídas 320 unidades individuais. A prefeitura disse ainda que deve contratar uma empresa de segurança privada para monitorar as unidades, e não comentou a sujeira nas gavetas do Cemitério Vila da Nova Cachoeirinha.

Postar um comentário

0 Comentários