CPI da Saúde ouvirá hoje treze conselheiros do setor


Foco é o convênio para atendimentos no Pronto-Socorro Municipal


Míriam Bonora
miriam.bonora@jcruzeiro.com.br

Treze pessoas serão ouvidas hoje, às 14h, na sexta rodada de oitivas da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal que investiga os problemas de atendimento na rede pública de saúde de Sorocaba. Os depoimentos serão de sete membros da Executiva do Conselho Municipal de Saúde e seis integrantes do Conselho da Santa Casa da cidade. 

Os conselheiros executivos municipais que irão depor são: Álvaro Ciomak, Carlos Eduardo Golob Lara Santos, Francisco de Assis Gonçalves Valério, José William Leite Oliveira, Márcia Regina Niterói, Milton Carlos Sanches e Ricardo Diacov. Do Conselho da Santa Casa serão ouvidos: Ademir Lopes Soares, Carlos Alberto Silva Nunes, Cassio Loureiro Ferrari, João Dias de Souza Filho, Nicolau Moysés Filho e Marcelo Tadeu Alves Fogaça.

O presidente da CPI da Saúde, vereador Izídio de Brito (PT), comenta que os conselheiros municipais foram chamados porque são eles que aprovam as ações de saúde, liberação de verbas e prestação de contas. "Eles tem um papel fiscalizador, então queremos ouvi-los quanto a essa constante falta de resolução no atendimento em Sorocaba, como a questão dos exames, cirurgias e demora no atendimento em unidades municipais".

Quanto aos conselheiros da Santa Casa, o foco é o convênio para manutenção dos atendimentos do Pronto-Socorro Municipal (PSM). "A situação continua a mesma. Há problemas como o atraso no pagamento dos médicos e precarização na prestação de serviços como alimentação, limpeza e lavanderia", aponta o presidente da CPI.

Izídio frisa ainda o impasse quanto ao convênio para a manutenção do pronto-socorro, em que o prazo do contrato acaba em 4 de novembro e ainda não foi realizado acordo entre a prefeitura e a Santa Casa para renovação. "Nós esperamos uma ação efetiva da prefeitura em descentralizar esse tipo de atendimento. Precisamos ter outro pronto-socorro, com mais uma opção de leitos", avalia.

O objetivo da comissão é finalizar o relatório até o final deste ano, porém, segundo a CPI, os documentos - como contratos e recibos solicitados por meio de requerimento à prefeitura entre agosto e setembro deste ano, ainda não foram respondidos. O prazo para que o governo municipal enviasse as informações era de 15 dias.

Os interessados em acompanhar a oitiva de hoje, às 14h, podem ir ao plenário da Câmara Municipal, que fica na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2.945, no Alto da Boa Vista, ou então assistir à transmissão ao vivo pelo site www.camarasorocaba.sp.gov.br ou pelo canal 6 da NET. 

Próxima oitiva 
A próxima data para depoimentos está marcada para a próxima terça-feira, dia 29, também a partir das 14h, quando serão ouvidos os coordenadores da Unidades Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte, dr. Marco Bonadio; e da UPH Zona Oeste, o dr. Humberto Luiz Maranhão Araújo.

Postar um comentário

0 Comentários