Dois bairros concentram quase metade dos roubos de veículos


Vila Progresso e Vila Helena têm sido o principal alvo dos ladrões neste ano, segundo estatística


Rosimeire Silva
rosimeire.silva@jcruzeiro.com.br

A região da Vila Progresso e Vila Helena, ambas na zona norte da cidade, tem sido o principal alvo de ocorrências de roubo de veículos neste ano em Sorocaba. Até agosto, segundo dados estatísticos da Secretaria de Segurança Pública do Estado, o 1º e o 8º Distrito Policial, instalados nesses dois bairros, concentraram o maior volume de ocorrências desse tipo de delito, com 240 casos. O número corresponde a 45% do total de casos de roubos de veículos registrados nos primeiros oito meses na cidade (533). No comparativo ao mesmo período do ano passado, essas duas regiões também tiveram um aumento significativo de roubos de veículos, com alta 53,2% e 43,4% de ocorrências, respectivamente. 

No comparativo ao mesmo período do ano anterior, o maior aumento no número de casos de roubos está concentrado na área de competência do 2º Distrito Policial, que abrange a região da Vila Haro, Parada do Alto e Brigadeiro Tobias. Nos primeiros oito meses deste ano foram 95 casos, contra 30 registrados no ano passado, uma alta de 216% de ocorrências. Em segundo lugar vem a região do Jardim Paulistano (3º DP), onde os casos de roubos saltaram de 34 para 61 de 2012 para 2013 (79,4% a mais).

No período de dois anos, os casos de roubos de veículos, que envolvem coação e ameaça à vítima, quase dobraram em Sorocaba. Até agosto deste ano foram 533 ocorrências contra 268 registradas no mesmo período de 2011, um aumento de 98,8%. A maior alta foi computada em 2013, que já está com 53,1% de casos a mais que os registrados em igual período de 2012 (348 casos).
 
Furtos 
Em relação aos furtos de veículos, a região do Jardim Paulistano (3º DP) e Trujillo (4º DP) concentraram quase metade do total de furtos de veículos ocorridos em Sorocaba nos primeiros oito meses deste ano (1.804). Juntos aos dois DPs somaram 879 casos de furtos no ano. Embora tenha registrado um leve recuo no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado (de 517 para 508), o Jardim Paulistano continua a ser o principal alvo de ladrões, com o agravante de que nessa região também aumentaram em 79,4% os casos de roubos. Essa mesma situação tem sido observada na Vila Progresso, onde os casos de furtos caíram 9,2% no período, mas em compensação os roubos subiram 43%.

O Éden foi a região com maior aumento em ocorrências de furtos de veículos quando comparado ao mesmo período do ano passado, com mais que o dobro de casos (de 36 para 74). Outra região com crescimento significativo desse tipo de delito foi a Vila Helena, que passou de 197 registros computados em 2012 para 238 neste ano, alta de 20,8%. O mais agravante é nessa região houve um aumento expressivo também nos casos de roubo (53,2%).

Embora com um avanço menor no número de casos em relação aos roubos, os furtos de veículos, que já apresentam um volume elevado de ocorrências, continuam a crescer na cidade. Até agosto foram 1.804, 7,3% a mais que os 1.681 delitos registrados no ano anterior.
 
Ocorrências continuam 
Embora os dados oficiais mais recentes sobre furtos e roubos em Sorocaba ainda não tenham sido divulgados, nos plantões policiais o número de boletins de ocorrências com esse tipo de crime demonstra que as ações dos marginais se mantêm. Na segunda semana de outubro, no intervalo de menos de 24 horas foram registradas seis ocorrências envolvendo furtos (4) e roubos (2) de veículos. 

O primeiro caso foi na rua Caramuru, na Vila Leão, quando por volta das 19h30 o autônomo A.J.M. deixava a agência do banco Itaú, localizada na avenida General Carneiro e ao parar no semáforo com sua moto, observou que estava sendo seguido por dois indivíduos em outra moto. Quando chegou na esquina da rua Caramuru, o autônomo foi fechado pela outra moto e chegou a cair no chão. Neste instante, foi abordado pelo garupa, que estava armado e exigiu que ele entregasse as chaves da moto e fugiu em alta velocidade. 

A segunda ocorrência de roubo aconteceu na rua Sylvio Sommerharser Rosa, no Wanel Ville. Por volta das 21h30, R.P. tentava estacionar sua Ecosport na garagem de sua residência, quando dois indivíduos se aproximaram e anunciaram o assalto. Eles exigiram a bolsa da vítima e as chaves do carro e fugiram em direção ignorada. 

Na manhã do dia seguinte, uma ocorrência de furto foi registrada na rua Dr. Luiz Pereira, no Vergueiro, onde a aposentada C.L.T. estacionou seu carro por apenas quinze minutos e ao retornar verificou que o veículo havia sumido. Outros dois furtos tiveram como alvo as motocicletas dos empresário M.E.B.F. e do agente administrativo C.R.R.L. que foram levadas pelo marginais enquanto estavam estacionadas em ruas dos bairros Jardim Ana Maria e Vila Hortência, respectivamente. Outro furto aconteceu na rua Luís de Camargo Gomes, Altos do Itavuvu, onde o pedreiro W.O.R. deixou seu Gol estacionado no local e quando voltou o carro havia desaparecido.

Postar um comentário

0 Comentários