EUA capturam líder do Taleban paquistanês

Latif Meshud está em poder de forças americanas após a 3ª operação militar antiterrorista em uma semana contra comandantes jihadistas


estadao.com
Forças dos EUA realizaram mais uma operação de captura de um líder jihadista, desta vez contra um dos comandantes do Taleban paquistanês, Larif Mehsud. O militante está em poder de soldados americanos, segundo o Departamento de Estado.
Latif Mehsud, em foto de 2009: em poder dos EUA - Ishtiaq Mahsud/AP
Ishtiaq Mahsud/AP
Latif Mehsud, em foto de 2009: em poder dos EUA
Foi o terceiro assalto de militares americanos, em menos de uma semana, para prender integrantes do alto escalão de grupos filiados à Al-Qaeda. Os outros dois foram na Líbia, onde os EUA conseguiram levar Abu Anas al-Libi, e na Somália, onde o alvo da operação - o líder de operações do grupo Al-Shabab, Abdukadir Mohamed Abdukadir - conseguiu escapar, em meio à troca de tiros.
Não está claro quando foi realizada a captura de Mehsud, considerado uma das principais figuras do Taleban paquistanês, conhecido também como Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP). Segundo Marie Harf, porta-voz do Departamento de Estado, ele é uma figura próxima ao líder máximo do grupo, Hakimullah Mehsud.
Segundo a porta-voz, o TTP é responsável pela tentativa de atentado em Times Square, em Nova York, em 2010, além de ataques contra autoridades americanas, paquistanesas e civis. "O grupo também prometeu tentar novamente atacar os EUA", disse Marie.
Uma autoridade afegã disse à Associated Press que Mehsud foi preso enquanto viajava em uma estrada na Província de Logar, dentro do Afeganistão. O Washington Post noticiou que forças americanas receberam o terrorista de agentes da inteligência paquistanesa que estavam tentando recrutá-lo.
Outras fontes indicavam que Mehsud poderia ter sido capturado dentro do Paquistão por forças americanas, agindo com base nas leis aprovadas pelo Congresso dos EUA após o 11 de Setembro.
Em uma rara entrevista, o chefe máximo do Taleban paquistanês dissera, na semana anterior, que estava "seriamente disposto" a iniciar um diálogo de paz. O grupo trava uma sangrenta batalha contra o governo de Islamabad. / REUTERS

Postar um comentário

0 Comentários