Fiscais municipais pretendem entrar no Instituto Royal hoje


Carolina Santana
carolina.santana@jcruzeiro.com.br

Fiscais da Prefeitura de São Roque tentarão entrar nas instalações do Instituto Royal na manhã de hoje. Na tarde de ontem houve uma tentativa de fiscalização mas os fiscais foram impedidos de entrar no prédio. Caso eles não consigam entrar, o instituto será multado. O valor da possível penalidade não foi divulgado. De acordo com o setor de Comunicação da Prefeitura será uma vistoria técnica e estrutural do prédio e não vai contemplará as denúncias de maus-tratos aos animais mantidos ali para estudos e pesquisas científicas. Depois de três multas o alvará do instituto pode ser suspenso provisoriamente.

A fiscalização a ser feita pela Prefeitura é para avaliar as condições do prédio, que pode ter sofrido alguma avaria com a invasão de ativistas na última semana. Os fiscais também devem avaliar se houve alguma contaminação do ambiente com produtos químicos ou tóxicos, já que trata-se de um laboratório. A nova tentativa de visitação dos fiscais será às 10h. Ativistas disseram que passariam a noite na porta do instituto.

Enquanto o Poder Executivo tenta fiscalizar o prédio, a Polícia Civil continua as investigações. Um pen drive com supostas informações sobre os experimentos realizados pelo instituto foi entregue à polícia e encaminhada à perícia. Dos 20 ativistas que participaram da invasão na madrugada de sexta-feira passada e que foram identificados pela polícia, sete foram intimados a prestar depoimentos, alguns moram em outra cidade e serão ouvidos por meio de carta precatória.
 
Cemitério clandestino 
A notícia de que teria sido encontrado um cemitério clandestino de animais na cidade de São Roque foi desmentida, ontem, pela Polícia Civil. A informação chegou a ser divulgada por rádios da Capital e veiculada em sites de notícias. "Isso não procede. Até porque não existe um cemitério convencional para animais, então, não há o que se falar em um local clandestino", afirmou o delegado assistente da Seccional de Sorocaba, Fábio Laino Cafisso. O delegado não soube informar a origem do boato.

Postar um comentário

0 Comentários