Governo anuncia edital de hospital

Jornal Cruzeiro do Sul

Prédio será construído no km 106 da Raposo Tavares


Prometido duas vezes este ano (a primeira delas em março, a segunda em junho), o anúncio da publicação do edital das Parcerias Público-Privadas (PPP) para a construção do segundo hospital regional de Sorocaba acontece hoje no Palácio dos Bandeirantes. Na mesma ocasião, conforme aviso de pauta encaminhado ontem à imprensa, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também anuncia detalhes de outro dois: o de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e o Pérola Byington Nova Luz, na Capital.

O hospital de Sorocaba deverá ser construído numa área disponibilizada pela Prefeitura na altura do Km 106, da rodovia Raposo Tavares, com 37 mil metros quadrados. De acordo com o que foi anunciado, a unidade deverá oferecer 220 leitos, dos quais 110 destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com atendimento de média e alta complexidade. A expectativa é de que as obras comecem nos primeiros meses de 2014 e sejam concluídas até 2015.

O custo do empreendimento está calculado em R$ 154 milhões. O atraso no encaminhamento do processo foi provocado, entre outros fatores, pelo impasse criado na Câmara de Sorocaba, para aprovação do projeto de doação da área ao Estado. Vereadores da oposição diziam que o empreendimento iria gerar especulação imobiliária na região. Os secretários João Leandro, de Governo, e Anézio Lima, dos Negócios Jurídicos estiveram na sessão realizada em março para prestar esclarecimentos aos parlamentares.

Se o cronograma antes traçado fosse cumprido, a construção teria começado em setembro. Numa das visitas que fez à região, Alckmin disse que o edital para construção seria publicado até 15 de maio. Ele também informou que o projeto seria aprovado pelo Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas em março. A intenção era que o contrato estivesse assinado em 30 de agosto. Nenhuma das ações prometidas aconteceu nas datas assinaladas.

Além do segundo Hospital Regional, Sorocaba está no aguardo, ainda, de ver inaugurado o Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O prédio na rua Gustavo Teixeira, no bairro Mangal, já está, de acordo com a Prefeitura, estruturado, mas alguns descompassos impediram que o equipamento funcionasse. Recentemente, em resposta a requerimento apresentado na Assembleia pelo deputado Hamilton Pereira (PT), a Secretaria da Saúde responsabilizou o município pelo atraso.

A resposta do ex-secretário Giovani Cerri irritou o prefeito Antonio Carlos Pannunzio que chegou a dizer que ele estaria "muito mal-informado". Na semana passada, em nova passagem pela região, Geraldo Alckmin voltou a prometer a entrada da unidade dentro de um prazo diferente daquele esperado por Pannunzio. A lista de obras prometidas para a região inclui, mais, a duplicação da SP-264, que liga Sorocaba a Salto de Pirapora.

Postar um comentário

0 Comentários