Horário de verão começa em 20 de outubro e vai durar 120 dias

Jornal Cruzeiro do SulO horário de verão começa no próximo dia 20, a partir da zero hora. Com a mudança de horário, todos devem adiantar seus relógios em uma hora. A medida vai durar 120 dias, estendendo-se até a meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2014, quando os relógios terão que ser atrasados em uma hora. A estimativa, da CPFL Energia é que as sete distribuidoras do grupo, que atuam no Estado de São Paulo, sul de Minas Gerais e Norte do Paraná, é que a redução chegue a 1% na demanda global por energia elétrica, além de uma economia no consumo de 102.308 MWh. Essa quantidade é suficiente para atender Sorocaba por 17 dias.

A mudança de horário divide opiniões. A pedagoga Maria Ivone Parissi, 38 anos, alegou que o horário de verão atrapalha, principalmente, na rotina dos sus três filhos. "Na hora de acordar para ir na escola sempre é uma enrolação, ficam com sono, se atrasam. Acho que dificulta para os pais de crianças pequenas." A dona de casa Rosângela Carlos, 30, acredita que a economia não é significante para a mudança no horário. "Nunca economizo nada com o horário de verão, até mesmo por ter que usar a eletricidade na hora que acordo, já que ainda está escuro." O auxiliar técnico Benedito Almeida, 56, tem posicionamento diferente quanto à questão, pois defende que a mudança é válida. "No início é até um pouco ruim, mas em uma semana já acostumo. E também sempre dá uma diferença na conta de luz no final do mês."

O objetivo da ação é contribuir para otimização da capacidade de fornecimento do sistema elétrico do País, além da economia da eletricidade no verão, quando é mais usada. A iluminação pública começa a funcionar, com a mudança, após as 19h, quando se encerram o horário comercial e as atividades industriais, em sua maioria. A horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, acontece há 28 anos. Esta é 42ª edição da iniciativa no Brasil, que desta vez ocorre em 11 estados: Rio Grande de Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.

Postar um comentário

0 Comentários