Licenciamento de aeroporto em São Roque é 'falho', questionam vizinhos

Moradores contestam o impacto ambiental causado pelo empreendimento.

Construtora diz que está trabalhando para obter todas as licenças.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
2 comentários
A construção de um aeroporto internacional em São Roque (SP) virou motivo de discórdia judicial entre moradores e a construtora, com direito a palpites da prefeitura, que teme perder uma chance de atrair novas empresas para a cidade.
As obras no aeroporto, que é privado, foram aprovadas pelo governo federal em agosto, e dias depois receberam licença prévia do Conselho Estadual do Meio Ambiente. O aeroporto faz parte de um grande complexo comercial, às margens da rodovia Castello Branco, no qual já estão sendo construídos um shopping e um condomínio.
No começo de setembro, porém, os moradores de um condomínio vizinho à obra conseguiram parar a obra na Justiça, por meio de uma ação na Vara da Fazenda Pública de São Paulo que alegou desrespeito às normas ambientais. A construtora JHSF, responsável pelo empreendimento, entrou com uma liminar para retomar a obra, mas o pedido foi negado.

O ambientalista Gabriel Bittencourt, que já foi vereador e candidato a prefeito em Sorocaba e hoje vive no condomínio, é um dos questionadores. "O ruído certamente vai afastar algumas espécies da rica fauna nativa que temos aqui. E, além do desmatameno, há também a questão da emissão dos gases, fruto da queima de combustível", reclama.
Os moradores alegam que a obra vai provocar um grande impacto ambiental na região, que ainda tem áreas de mata atlântica nativa colocadas sob proteção. "Questionamos o processo de licenciamento ambiental, que é falho, pois a Cetesb colocou uma série de condicionantes que não estão sendo atendidas", diz o advogado Márcio Alexandre Cammarosano, responsável pelo pedido que paralisou a obra.
O projeto prevê a construção de uma pista principal com cerca de dois mil e quinhentos metros de comprimento por quarenta e cinco de largura, suficiente para receber aeronaves de grande porte, e cria uma alternativa a aeroportos já saturados como o de Congonhas, em São Paulo, ou Viracopos, em Campinas.
O prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, espera que o imbróglio seja resolvido sem que a cidade saia prejudicada. "Vejo a obra com bons olhos porque trará geração de emprego e renda não só para nossa cidade como para toda a região",defende.
Em nota, a construtora informa que está tomando todas as medidas para obter as licenças que autorizam a retomada das obras. A Cetesb disse que a licença prévia de funcionamento do aeroporto foi emitida, mas com as condições de adequação das pistas e de um novo estudo de ruído no local. A última vistoria foi feita no dia 18 de setembro, quando as obras já estavam paradas.
  •  
Área no futuro aeroporto de São Roque, cuja obr está embargada (Foto: Reprodução/TV Tem)Área onde será a pista pode ser vista pelos moradores do condomínio (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários