Mairinque comemora potencial turístico


Horto Florestal, trem de passeio e casarão histórico são pontuados como atração


Abner Laurindo
abner.laurindo@jcruzeiro.com.br

Explorar o potencial turístico da cidade surge como nova aposta da Prefeitura de Mairinque, que completa hoje 123 anos de fundação administrativa. A administração municipal pretende melhorar a estrutura de recepção e acesso aos patrimônios do município, como a Estação Ferroviária, o Horto Florestal e a represa de Itupararanga. Para dar andamento aos projetos voltados à execução das ações de acessibilidade aos pontos turísticos de cultura, recreação e lazer da cidade, foi criado pela atual gestão o Departamento de Turismo, uma pasta vinculada à Secretaria de Educação, que terá um repasse, já previsto na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), de R$ 380 mil no próximo ano.

Três iniciativas são destaques entre as propostas: a implementação do turismo aquático, criando espaço adequado para visitação pública na represa de Itupararanga; colocar em funcionamento o trem turístico, projeto em parceira com a Prefeitura de São Roque e a abertura do Horto Florestal aos finais de semana, com contratação de pessoal, além da restauração do casarão e do Pavilhão existente no espaço ambiental para promover oficinas, cursos e espetáculos aos finais de semana. 

"Como primeira empreitada para tornar viável o programa de valorização turística, produzimos um o anuário de turismo que foi lançado há duas semanas.É a pontuação do que a cidade tem e oferece para o turista que venha visitá-la", explica a diretora do recém- criado Departamento de Turismo, Mariana Amgarten Cordeiro. Ela informa que o próximo passo é criar um Conselho Municipal de Turismo (CMT) para, segundo ela, pensar e discutir as propostas que forem surgindo para fomentar o turismo local. Para formar o CMT, Mariana pretende convocar os comerciantes e a sociedade civil para aderir à criação da comissão que será deliberativa.

"A ideia é formar parceria com a Associação Comercial de Mairinque para implementar a comissão. É de suma importância a participação do comércio nas ações, que ainda pretende propor palestras e cursos de capacitação e geração de renda", ressalta a diretora, comentando ainda sobre a intenção de resgatar o passado de cidade turística de Mairinque, que já abrigou uma das mais importantes feiras do pêssego do Estado de São Paulo, além de outras atividades típicas do município. 

Calendário de eventos 
Para impulsionar as visitas turísticas a Mairinque, hoje com uma população de 46 mil habitantes e um orçamento de R$ 104 milhões, a Prefeitura de Mairinque, montou um calendário de atividades e eventos até o fim do ano. "A maioria dos eventos serão decretados oficiais do município", adianta Mariana, ressaltando que no próximo ano entrem no calendário o Carnaval da Marchinha e a a procissão da comunidade de São José Operário.

Nos quatro cantos da cidade serão instalados nos próximos meses um conjunto de materiais de sinalização turística para orientar os turistas. Já consta do projeto, a colocação de placas de identificação de pontos turístico como Estação Ferroviária, Horto Florestal, nas rodovias de acesso a Mairinque pelas cidades de Ibiúna, São Roque e Sorocaba.

Postar um comentário

0 Comentários